1º Dia da Piscicultura reúne estudantes e profissionais interessados no ramo aquícola

Com objetivo de fornecer informações aos estudantes e profissionais sobre os desafios e as novas oportunidades da Piscicultura, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveu o 1º Dia da Piscicultura no último sábado (21), abordando aspectos produtivos, reprodutivos e comerciais. O 1º Dia da Piscicultura é uma realização da Profa. MSc. Renata Barbieri Trevisan.

De acordo com informações da professora Renata, o maior diferencial do evento foram palestras de profissionais com perfis diferentes no mercado. “Na primeira palestra, ministrada pelo Dr. Thiago Matias Torres, teve uma fala mais acadêmica e de pesquisa, ficamos informados sobre aspectos produtivos como novos sistemas de produção superintensivos praticados na piscicultura, cultivos consorciados etc. Na segunda palestra, o Sr. Cleonaldo Barbosa contou toda sua experiência com informações sobre a reprodução de peixes nativos praticados em piscicultura comercial, com um aspecto de um piscicultor experiente no ramo aquícola”.

Os participantes do 1º Dia da Piscicultura participaram também de atividade prática na Reserva Ecológica Zebu, Uberaba, do proprietário Luiz Antônio Costa. A propriedade realiza reprodução de espécies de peixes nativos como matrinxã, piauçu, curimba, pacu, pintado, dentre outros, em que a parte da produção dos alevinos é destinada para repovoar rios da região e outra é comercializada. “A visita foi acompanhada pelo Sr. Luiz Antônio e o Sr. Cleonaldo Barbosa, que nos apresentou a reprodução induzida de matrinxãs, desde a preparação dos reprodutores, incubadoras, até a extrusão dos ovócitos e esperma dos peixes, e a fertilização. Também nos foi apresentado o projeto de repovoamento do rio local, que fica localizada na propriedade”, informa Renata.

Segundo a professora Renata, o sábado foi um dia repleto de conhecimento. “Tivemos a oportunidade de falar sobre peixe na terra do zebu. E vimos que hoje a Piscicultura é uma das atividades de produção animal que apresenta as melhores oportunidades e condições para produção de organismos aquáticos para atender a demanda de proteína animal para a população. O acadêmico das ciências agrárias deve ver a atividade como lucrativa e sustentável, já que o Brasil apresenta todas as condições favoráveis para a produção aquícola”, ressalta Trevisan.

A realização do 1º Dia da Piscicultura só foi possível com a colaboração dos palestrantes, Dr. Thiago e Sr. Cleonaldo. “Agradeço a presteza dos palestrantes, a participação dos estudantes e profissionais e ao apoio da coordenação do curso de Zootecnia da Fazu, do setor de Pesquisa e Extensão da Fazu e do Diretório Acadêmico do curso de Zootecnia”, finaliza a professora Renata Trevisan.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *