Projeto de eficiência alimentar da Fazenda Mundo Novo é finalizado na Fazu

A Fazenda Mundo Novo, em parceria com a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), finalizou na última semana um projeto sobre eficiência alimentar. O último dia de pesagem e avaliação ultrassonográfica dos animais teve o acompanhamento do Sr. Eduardo Cardoso, proprietário da Mundo Novo. A avaliação foi realizada pela Prof. Danielle Matarim e contou com o apoio dos alunos do curso de Zootecnia. O projeto foi coordenado pela professora, Juliana Jorge Paschoal.

Os animais da Raça Nelore foram submetidos ao Sistema Intergado por 91 dias. O Intergado foi idealizado para fazer parte da transformação do agronegócio brasileiro. A Fazu conta com o sistema de monitoramento do rebanho que é realizado por um software de acesso via Web, e permite a visualização dinâmica dos dados e a exportação dos relatórios em diversos formatos. O software de monitoramento apresenta uma infraestrutura de servidores em nuvem, o que permite o acesso dos dados remotamente e simultaneamente por vários usuários.

Fazenda Mundo Novo

O Nelore Lemgruber, introduzido no Brasil em 1878, vem sendo criado e selecionado a pasto, ao natural, durante todo esse tempo. Nos últimos 30 anos, seu melhoramento passou a priorizar as características de Adaptação ao Ambiente (a pasto, com predominância de Brachiaria), Fertilidade (precocidade e longevidade), Aptidão Econômica (ganho de peso, conformação e terminação da carcaça, temperamento, tolerância a parasitas, etc.) e Características Raciais (registros de nascimento e definitivo).

Objetiva-se a obtenção de animais rústicos e eficientes, capazes de produzir a carne vermelha dentro do contexto de uma pecuária sustentável, progressista e lucrativa, e ao mesmo tempo adaptada à extensão e ao meio ambiente do país.

 

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *