Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável reúne especialistas internacionais na ExpoGenética 2016

O Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável, realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Centro de Eventos “Rômulo Kardec de Camargos”, em Uberaba/MG, foi palco de grandes discussões sobre a sustentabilidade no agronegócio, englobando as dimensões econômicas, sociais e ambientais. O evento promovido pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), em parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), trouxe especialistas renomados de cinco países da América Latina, além de importantes pesquisadores e professores brasileiros. O Fórum aconteceu durante ExpoGenética 2016, que acontece até amanhã (28/08).

“O objetivo central do Fórum foi alcançado com sucesso, pois trouxemos especialistas de vários países da América Latina e conhecemos ​suas culturas, e isso é importante e necessário para agregarmos valor ao nosso conhecimento, adquirindo, assim, bons exemplos para aplicarmos nos nossos trabalhos e pesquisas. Os temas discutidos no evento foram cuidadosamente escolhidos para mostrarmos ​à comunidade civil, acadêmica e científica ​a importância do tema ​e que está presente em nossas vidas​ em todos os momentos​”, ressalt​ou a professora da Fazu e organizadora do Fórum Latino-Americano, Renata Soares Serafim.

Na última quarta-feira (26/08), foi realizada uma reunião com a direção acadêmica da Fazu e parte dos palestrantes internacionais do Fórum, e, na ocasião, foi criado um grupo para troca de conhecimentos e parcerias, com o objetivo de trazer novidades e benefícios para todos os alunos da faculdade.

“A Fazu/Fundagri agradece a todos os envolvidos no Fórum, sendo os palestrantes, os acadêmicos, a comunidade em geral, a equipe organizadora e colaboradores da Fazu, além dos patrocinadores que foram fundamentais para a realização do evento. O Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável foi uma promessa da “Nova Fazu” a todos os acadêmicos, pois tr​o​uxemos informações atualizadas de importantes especialistas das áreas da sustentabilidade e do Agronegócio”, inform​ou o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado.

Renata ressaltou ainda a possibilidade de ​acontecerem ​outros eventos com o mesmo ​caráter. “​Desejamos que aconteça outras edições, ​em outros países, fortalecendo cada vez mais ​nossas parcerias internacionais. Agradeço a todos que trabalharam ​em prol da realização deste magnífico evento, ocorrido pela primeira vez na cidade de Uberaba e região, e promovido pela Fazu. Realmente, isto é motivo de muito orgulho para nós”.

A acadêmica do 8º período do curso de Agronomia da Fazu, Dinamara Cândida Ferreira, destaca a importância do Fórum. “Com a presença de especialistas nacionais e internacionais, proporcionou-me acesso a novos conhecimentos e à integração do científico com a realidade, momento em que fui levada a buscar abrangência de aprendizagem”, revela.

A abertura oficial do evento aconteceu na última terça-feira (23/08) e teve como Palestra Magna as ​Políticas de fomento às boas práticas ambientais de produção na América. A palestra foi ministrada pelo superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA – Brasil), Fernando Antônio de Souza Costa.

Painel Pecuária

O Painel da Pecuária aconteceu na quarta-feira (24/08) e abordou as questões relativas aos desafios da sustentabilidade na pecuária. A programação começou às 8h, com a palestra sobre o ​”I​mpacto da mão de obra qualificada na sustentabilidade da pecuária​”​, ​proferida pela Dra. Stella Huertas​,​ da Udelar​ (Universidad de la Republica), Uruguai. A palestra seguinte foi ministrada pelo Dr. Mário Chizzotti da UFV/MG e tratou da ​”Eficiência alimentar como parâmetro de seleção de bovinos​”​.

Ainda no período da manhã, foi ministrada a palestra: “Estratégias nutricionais (bovinos) para baixa emissão de metano no Uruguai, p​elo Dr. José Ignácio Velazco, d​o INIA​ (Instituto Nacional de Investigações Agropecuárias​)​. ​Em seguida​, o Dr. Diego Ocampos​, da Facultad de Ciencias Agrarias de la Universidad Nacional de Asunción, do Paraguai, apresentou o tema ​“Estratégias nutricionais (bovinos) para baixa emissão de metano no ​Paraguai.

No período da tarde, o Fórum Latino-Americano teve como palestrante a professora da Fazu e organizadora do evento, Dra. Renata Soares Serafim, que falou sobre o “​Manejo e tratamento de dejetos animais​”​. A última palestra ​foi apresentada por ​​Lorgio Paz Gutiérrez, da Estancias Gutiérrez – Bolívia. Lorgio é pai do egresso do curso de Zootecnia da Fazu, Rodrigo Paz, e, também diretor da ASOCEBU​ (​Bolívia​)​. O criador de zebu palestrou sobre “​P​ecuária sustentável na Bolívia”. Por fim, todos os palestrantes do dia participaram de uma mesa redonda e responderam ​às ​perguntas dos participantes.

Painel Agricultura

O Painel da Agricultura aconteceu na quinta-feira (25/08), no último dia do Fórum Latino-Americano. O evento começou por volta das 08h e abordou ​o tema “Sustentabilidade dos sistemas produtivos nos trópicos​”, ministrado pelo Dr. Juan Fernando Marrero da UCV​ (Universidad Central da Venezuela).

Após a primeira palestra, o Dr. Freddy Soto da Universidad de Costa Rica falou sobre o “Uso eficiente d​a água de irrigação – monitoramento e manejo​”​. “Existe uma falta de informação e conscientização generalizada sobre a importância que representa o uso consciente da água em nossa sociedade”, afirmou Freddy durante a palestra.

Ainda na manhã de ontem, o Dr. Luiz Adriano Maia Cordeiro,​ da Embrapa Cerrados​,​ abordou a ​Integração lavoura-pecuária-floresta (​ILPF​)​ como base de sequestro de carbono na produção agropecuária​”​. O período da tarde começou com a palestra “Viabilidade do uso de resíduos agrícolas, agroindustriais e urbanos como fertilizantes”, ​proferida pela Dra. Adriana Marlene Moreno Pires​,​ da Embrapa Meio Ambiente.

A última palestra do Fórum ficou por conta do coordenador do curso de Agronomia da Fazu, Dr. Diego Felisbino Fraga, que falou sobre o “Manejo integrado de pragas​”​. “O Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável trouxe conteúdos inovadores, principalmente no cenário agropecuário ​de várias regiões​ dos nossos parceiros da América Latina”. Por fim, os palestrantes fizeram perguntas aos palestrantes sobre os temas abordados no Painel da Agricultura. A mesa redonda teve grande repercussão e participação dos acadêmicos. Logo após a mesa redonda, o evento foi encerrado com sucesso.

Patrocinadores

A Fazu agradece os patrocinadores do Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável.

Rehagro é uma empresa de Formação Profissional, que atua desenvolvendo pessoas no Agronegócio desde 2002. A empresa patrocinou o Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável. O método utilizado pela Rehagro é de usar professores ligados ao agronegócio, com forte conhecimento teórico e grande vivência prática, transmitindo conhecimento validado em fazendas e facilmente aplicável.

Grupo Allflex é líder mundial em identificação animal, contando com fábricas localizadas estrategicamente em cinco diferentes países: França, Brasil, Polônia, China e Argentina, responsáveis pela produção de milhares de identificadores, diariamente.

Major Nutrição Animal, nova no mercado, a empresa tem como principais objetivos: proporcionar maior eficiência alimentar; maior rendimento em carcaça e um menor consumo de ração. A Major oferece produtos nas linhas: minerais, proteica para bovinos em sistema de cria, recria e engorda, engorda para bovinos em sistema de engorda, leite para bovinos leiteiros e na linha de equinos.
“Quando a tecnologia chega ao campo, o sucesso acontece na prática” – Lema da Major Nutrição Animal.

DSM – Tortuga 
A Tortuga é uma empresa brasileira, pioneira em nutrição animal, é a maior indústria de suplementos minerais para animais do país e uma das maiores do mundo. A Royal DSM é uma empresa global baseada na ciência que atua em saúde, nutrição e materiais. Em 2012, o grupo DSM anunciou a compra da empresa brasileira Tortuga, por 465 milhões de euros (US$ 576 milhões).

Phibro
A Phibro Saúde Animal Internacional é a subsidiária do grupo no Brasil onde estão estabelecidas duas unidades industriais, que sintetizam antimicrobianos e anticoccidianos por processos de fermentação e química fina.
Sindicato Rural de Uberaba
Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba foi fundada no ano de 1970 é respondável pelo maior PIB agrícola de Minas Gerais e pelo quarto do Brasil.

 

Abertura Oficial

Painel da Pecuária 

Painel da Agricultura 

Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável

 Patrocinadores

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *