Professora e acadêmicos da Fazu aprimoraram conhecimento sobre o coletor de esporos SIGA

A professora da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Thais Oliveira Ramalho Bean, e alunos do curso de Agronomia, visitaram a fazenda São Sebastião na sexta-feira (13/05), em Campo Florido/MG, para reunir com o Dr. Seiji Igarashi para aprimorar o conhecimento sobre o coletor de esporos SIGA. O equipamento será apresentado no Porteira Adentro, o maior evento de extensão da Fazu, que acontece no dia 03 de junho.

De acordo com a professora Thais, esse coletor de esporos é muito importante, pois permite o uso racional de fungicidas. “O coletor de esporos foi criado em 1986 para capturar esporos do fungo que causa a brusone do trigo. Hoje, o equipamento é utilizado para a coleta de esporos de fungos fitopatogenicos, por exemplo, a ferrugem asiática da soja, ferrugem em cana de açúcar, oídio e míldio e diversas outras doenças fúngicas”, explica.

A fazenda São Sebastião foi pioneira, na região, no uso desse coletor. Com o uso desse equipamento é possível reduzir o número de aplicações de fungicidas e com isso obter uma maior lucratividade e reduzir os impactos ambientais acusados por aplicações desnecessárias. “Tudo que eu sei eu quero passar pra vocês, conhecimento guardado não serve pra nada”, ressalta o Dr. Seiji Igarashi.

Sobre Seiji Igarashi

Possui graduação em Agronomia pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel (1975), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela ESALQ – Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Como Eng. Agrônomo, atuou como pesquisador no Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, no período de 1976 a 1991, período em que descobriu a brusone do trigo (1985). Em 1991, prestou concurso na Universidade Estadual de Londrina – UEL, e desde então, vem ministrando aula na disciplina de doenças de plantas cultivadas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade, atuando principalmente nas seguintes culturas: doenças de arroz, milho, morango, trigo e soja. Atualmente, vem desenvolvendo programa de monitoramento de ferrugem asiática da soja, baseado na flutuação de esporos, via coletor de esporos, associado às condições ambientais e previsão de tempo, no Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *