Professora da Fazu tem pesquisa sobre boas práticas de manejo no bem-estar de bezerros leiteiros publicado em renomada revista

A professora Dra. Lívia Carolina Magalhães Silva Antunes teve o artigo intitulado “The adoption of good practices of handling improves dairy calves’ welfare: Case study” publicado na Revista Acta Scientiarum Animal Sciences. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da adoção de um conjunto de boas práticas de manejo no bem-estar de bezerros leiteiros tendo como indicadores a porcentagem de tratamentos com antibióticos e o número de mortes por mês.

O estudo foi realizado em uma fazenda comercial no interior do estado de São Paulo, o qual comparou o novo manejo com o manejo convencional já adotado na fazenda. “Este estudo prático obteve resultados satisfatórios demonstrando que a adoção das boas práticas de manejo reduziu significativamente a mortalidade e a morbidade dos bezerros da fazenda. Este mesmo trabalho recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no Congresso Internacional de Bem-estar Animal, WSPA”, afirma a professora.

Este trabalho tem como primeiro autor a professora da Fazu, Lívia Magalhães, em pareceria com o professor Mateus Paranhos da Costa.

A Acta Scientiarum Animal Sciences é uma revista de acesso aberto, editada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Publica artigos originais em todas as áreas relevantes da Zootecnia (Produção Animal), incluindo genética e melhoramento, nutrição e digestão, fisiologia e endocrinologia, reprodução e lactação, crescimento, etologia e bem-estar, meio ambiência e instalações, avaliação de alimentos e produção animal. Em 2018, passou a seguir o modelo de publicação contínua.

Lívia Carolina Magalhães Silva Antunes é graduada em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV/UNESP); mestre em Genética e Melhoramento Animal pela FCAV/UNESP, com período sanduíche em Swedish University of Agricultural Sciences (Skara, Suécia); doutora em Zootecnia pela FCAV/UNESP, com período sanduíche em Institut de Recerca I Tecnologia Agroalimentaries (Catalunya, Espanha); pós-doutora em Zootecnia pela FCAV/UNESP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *