Professora da Fazu defende doutorado sobre modelo avançado para avaliação da evapotranspiração na Unesp

A professora da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Daniela Araújo de Oliveira, defendeu sua tese de doutorado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Botucatu (SP), trazendo luz a um tema vital para a sustentabilidade na agricultura: a modelagem precisa da evapotranspiração.

Orientada pelo professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Agronomia “Irrigação e Drenagem”, a tese intitulada “Modelagem da evapotranspiração no Noroeste Paulista utilizando o algoritmo SAFER” marca um passo importante na busca por técnicas mais eficientes e sustentáveis de manejo de irrigação.

A evapotranspiração, processo pelo qual a água é transferida da superfície terrestre para a atmosfera por evaporação da superfície e transpiração das plantas, é um componente crucial no ciclo da água e na gestão agrícola. A capacidade de estimar com precisão esse processo é fundamental para garantir o uso eficiente da água na irrigação, uma questão de crescente importância diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela necessidade de preservação dos recursos hídricos.

O trabalho de Daniela Oliveira se destaca pela aplicação e calibração do algoritmo SAFER (Simple Algorithm for Evapotranspiration Retrieving) em imagens de satélite, objetivando uma estimativa correta da evapotranspiração na região do Noroeste Paulista. Para a calibração do algoritmo, foi utilizado o método micrometeorológico Eddy Covariance, que envolve a instalação de uma torre equipada com sensores para medir diretamente a troca de gás carbônico (CO2), vapor d’água e calor entre a superfície vegetada e a atmosfera.

A pesquisa representa um avanço significativo na precisão das estimativas de evapotranspiração, possibilitando um manejo mais assertivo da irrigação e, consequentemente, um aumento na produtividade da água. A aplicação prática desses resultados pode levar a uma economia substancial de água na agricultura, contribuindo para a sustentabilidade do setor e para a preservação dos ecossistemas hídricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *