O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Ricardo Resende, esteve em Cáceres/MT entre os dias 25 e 26 de janeiro de 2017 para realizar o diagnóstico de uma fazenda de 3 mil hectares que está disponível para arrendamento em forma de parceria. O professor avaliou também a viabilidade dessa oportunidade para os investidores.
Segundo o professor, um diagnóstico como este leva em consideração o estágio de degradação das pastagens, instalações e benfeitorias como currais, casas, galpões, além do inventário de máquinas e implementos como tratores, pulverizadores, roçadeiras, dentre outras características. Parte do procedimento é a análise técnica e econômica, o estudo edafoclimático da região, sendo na precipitação, evapotranspiração, fertilidade do solo e topografia.
O processo de diagnóstico será elaborado e apresentado para os investidores. Nesse tipo de análise é fundamental calcular lucro por unidade de área e principalmente rentabilidade (lucro sobre o capital imobilizado).
“Muitas vezes os alunos de ciências agrárias se preocupam apenas em aprender o sistema de produção em si e acabam não se interessando pela parte financeira do negócio. Muitos investidores procuram atividades que tem remuneração acima do mercado financeiro, sem se preocupar com o sistema de produção em si. É nosso papel como zootecnista saber gestão de custos e análise do resultado econômico da pecuária e, também, da agricultura para ser um profissional completo”, finaliza o professor Juliano.
Deixe um comentário