Professor da Fazu orienta projeto da Fazenda Califórnia do Grupo 2MS

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, trabalhou, do dia 27 a 30 de junho, no estado do Pará, no município de Goianésia do Pará (402 km ao sul de Belém, capital do estado), na Fazenda Califórnia, propriedade do Grupo 2MS, que ainda têm mais fazendas neste estado e nos estados do Mato Grosso e da Bahia, com um rebanho total em ciclo completo de mais de 25.000 bovinos. O professor Adilson chegou até este grupo por indicação da equipe da empresa DSM/Tortuga, líder de mercado nacional em suplementação de bovinos.

O primeiro trabalho do professor Adilson nesta empresa foi entre os dias 31/01 e 03/02 de 2018 quando ele fez o inventário de recursos e emitiu um diagnóstico da situação atual e do potencial do projeto especifico da Fazenda Califórnia. “As propriedades do Pará são gerenciadas pelo engenheiro agrônomo Luis Otato Neto e administrada por um dos três irmãos do Grupo 2MS”, conta.

A área total desta propriedade compreende 3.344 ha, sendo destes 1.924 úteis, mas atualmente 1.670 já estão com pastagens estabelecidas. “O rebanho no dia deste meu último trabalho compreendia 2.000 bovinos com taxa de lotação média de 1,2 cabeça/ha e 1,00 UA/ha”, destaca o professor.

A meta para a próxima estação chuvosa é chegar em 3 cabeças/ha e 2,1 UA/ha por meio da adoção das tecnológicas de suplementação concentrada (semi-confinamento e TIP: terminação intensiva em pasto) e correção e adubação do solo. Por isso é que o professor Adilson foi contratado.

Neste trabalho, o professor Adilson foi acompanhado por integrantes das equipes da DSM/Tortuga que dão suporte no programa nutricional das fazendas da 2MS nos estados do Pará e do Mato Grosso (Luis Otávio Affonso Bosque, gerente de confinamento no Mato Grosso, Hatus Bezerra da Silva, assistente técnico comercial no Pará e Juan Lhamas, do Paraguai) e da Boehringer Ingelheim, Hanna Barbosa, promotora de demanda de grandes animais.

O professor Adilson retornará para a terceira etapa deste trabalho em dezembro deste ano.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *