O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Resende, esteve no dia 08 de setembro em Altamira, no Estado do Pará, para participar de um evento onde palestrou sobre recuperação de pastagens degradadas e como manter sua perenidade.
Na ocasião, o professor Juliano mostrou os processos de degradação da pastagem, a importância de um programa de correção e adubação de solo sob pastagem, do controle de plantas invasoras e pragas de solo, do manejo do pastejo e principalmente da viabilidade econômica da intensificação da pecuária. “Altamira é tradicionalmente uma cidade mantida pela pecuária. No evento, estima-se que os participantes somaram mais de um milhão de cabeças de gado”, conta Juliano.
Segundo o professor, a conscientização dos pecuaristas do porque as fazendas degradam é importante, pois devem despertar neles o interesse de terem assistência técnica e introduzir tecnologia é o seu objetivo. O evento foi patrocinado pela NUFARM, uma empresa do setor agrícola presente em mais de 100 países com amplo portfólio para culturas de citros, cana de açúcar, café, milho, tomate, feijão, soja, algodão, batata e pastagem.