Professor da Fazu desenvolve projetos no Estado de Goiás

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 21 e 24 de fevereiro no Estado de Goiás levando conhecimento técnico e econômico a pecuaristas. Adilson Aguiar desenvolve um novo projeto que integra duas Fazendas, a Rio Cachoeira e a Las Ventanas, controladas pelo Qualitas Melhoramento Genético. O professor Adilson e o zootecnista e egresso da Fazu, Lucas Castro, desenvolveram atividades na Fazenda Topgen, também no Estado de Goiás.

Fazendas: Rio Cachoeira e Las Ventanas | Qualitas Melhoramento Genético

Segundo o professor Adilson, nos dias 21 e 22, ele se reuniu com integrantes do Qualitas Melhoramento Genético, programa destinado a rebanhos de gado nelore cara limpa ou registrados, e com um pecuarista e advogado Fábio S. B. da Silva, que possui duas fazendas, a Rio Cachoeira e a Las Ventanas, no município de Cáceres, no Mato Grosso. O rebanho destas fazendas é controlado pelo Qualitas e foram os integrantes deste programa, o médico veterinário Leonardo Souza e o zootecnista Émerson Moraes, que indicaram o prof. Adilson Aguiar. “A reunião teve como objetivo apresentar um diagnóstico da situação atual e da potencial daquelas fazendas ao seu proprietário. O diagnóstico foi elaborado pelo zootecnista, egresso e atualmente professor nos cursos de graduação e de pós-graduação da Fazu, Juliano Ricardo Resende, que foi convidado e indicado para trabalhar junto neste projeto”, conta o professor Adilson.

De acordo com informações, o prof. Juliano visitou as propriedades no final de janeiro para inventariar os recursos de produção o qual foi a base para a elaboração do diagnóstico apresentado. Também participou da reunião o zootecnista e também egresso da Fazu, Lucas Castro Silva, parceiro do professor Adilson Aguiar.

Fazenda Topgen

No dia 22 de fevereiro, o prof. Juliano Resende retornou para Uberaba e o prof. Adilson Aguiar e o colega Lucas Castro seguiram para a região norte do Estado de Goiás, para o município de Amaralina, para desenvolverem projeto na Fazenda Topgen. O trabalho nesta empresa teve início na primeira semana de dezembro quando o zootecnista Lucas Castro a convite e por indicação do prof. Adilson Aguiar fez a primeira visita à propriedade para inventariar os recursos disponíveis para a produção e iniciar a elaboração do diagnóstico.

No dia 27 de dezembro, em uma reunião em Uberlândia, Lucas Castro, juntamente com o professor Adilson Aguiar apresentaram o diagnóstico para os proprietários, o administrador de empresas Rodrigo S. do Nascimento, e o seu pai o senhor Walter A. do Nascimento.

Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro o prof. Adilson Aguiar foi complementar o diagnóstico e acompanhar a execução do planejamento elaborado para este projeto. “A Fazenda Topgen possui uma área de 3.770 hectares dos quais 1.581 ha são para preservação ambiental e os restantes 2.189 ha são produtivos. Destes 1.265 estão sendo cultivados com lavouras (110 ha com sorgo forrageiro para a produção de silagem e o restante com soja). Em fevereiro toda a área cultivada com soja foi sobressemeada com plantas forrageiras, principalmente com a espécie Brachiaria ruziziensis para a produção de forragem para a seca, como pastagens de inverno. Os 854 ha restantes são explorados com pastagens intensivas cujos solos foram corrigidos e adubados durante três anos com cultivo de soja, e continuam sendo corrigidos e adubados durante o ciclo da pecuária. Sobre aqueles 854 ha pastejavam quando o inventário foi realizado, 2.990 animais, correspondendo a 2.019 unidades animais (UA), com taxas de lotação de 3.5 cabeças/ha e 2.36 UA/ha”, conta Aguiar.

A atividade desenvolvida pela Fazenda Topgen é o ciclo completo (cria/recria/engorda) com quase 2.000 fêmeas em idade reprodutiva em um programa de melhoramento genético orientado pelo Qualitas. A cria e a recria são desenvolvidas em pastagem com suplementação mineral (fêmeas e machos adultos em reprodução) e suplementação múltipla proteica/energética/mineral para os animais de recria. A engorda é feita em confinamento. Segundo o professor Adilson, o progresso genético do rebanho da Topgen tem sido rápido e significativo, com índices atuais acima da média do programa.

O prof. Adilson Aguiar, juntamente com o zootecnista Lucas Castro, foram chamados para orientar a continuidade do projeto de intensificação da produção em pasto e implantar, acompanhar e orientar um programa de gestão dos custos e da análise de resultado econômico da atividade. A próxima visita está agendada para a última semana de maio.

Galeria de Fotos

 

 

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *