Professor da Fazu desenvolve projetos em propriedades de pecuária leiteira

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson Aguiar, esteve no dia 28 de dezembro de 2016 em duas propriedades de pecuária leiteira, no município do Prata e em Uberlândia. O professor Adilson acompanha o projeto desde 2012 e é responsável pela orientação geral do projeto desde o seu início, mesmo antes da compra da propriedade.

De acordo com o professor, as propriedades são da família Soave, uma família de Campinas, São Paulo. O professor esteve mais uma vez acompanhado pelo egresso do curso de Zootecnia da Fazu, o zootecnista Lucas Castro. No início do projeto, Adilson teve como parceiro outro egresso da Fazu, o zootecnista Mateus Contatto Caseta. “No projeto a raça selecionada para a produção de leite é a raça Jersey com a finalidade de produzir leite com altos teores de sólidos por vaca e por hectare. O sistema adotado é o de produção de leite em pastagens intensivas sem irrigar e irrigadas por pivô central suplementando o rebanho apenas com suplementos concentrados”, conta Adilson.

O professor afirma que apesar de ser um projeto relativamente recente (a primeira ordenha foi feita no dia 17/11/2015) já apresenta indicadores técnicos de alta eficiência, como produtividade por vaca (10,5 litros/vaca/dia no dia da visita, vacas pesando em média 400 kg), volume diário (3.000 litros), qualidade do leite (4.4% de gordura, 3,79% de proteína, 13.86% de sólidos totais, 179 mil de CCS, 4 mil de CBT e NUL de 12 mg/dL), produtividade de leite por funcionário e modelo de gestão.

O prof. Adilson e seus parceiros orientaram a compra das propriedades, das instalações, benfeitorias e edificações, a escolha do sistema de produção, da raça e das espécies forrageiras. Além da atividade leiteira, os Soave investem nas atividades de produção de carnes de frango e suíno em sistema de integração.

“Os objetivos desta visita foram de acompanhar na implantação e na condução do projeto de produção de leite em pastagens intensivas, irrigadas e sequeiro, além de responder dúvidas dos proprietários e de integrantes da equipe. A próxima visita está agendada para a segunda semana de março de 2017”, conclui o professor Adilson.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *