O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) e chefe da Seção de Desenvolvimento Rural da Sagri, MsC. Matheus Oliveira Alves, atua em projeto que visa implementar, a partir do segundo semestre, o monitoramento de safra via satélite em Uberaba. O projeto é desenvolvido a partir de parceria com o Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento do Curso de Geografia da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM),
Por meio da Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri), a meta é colaborar com a precisão dos dados da produção agrícola no município, assim como contribuir para questões ambientais. “Já acertamos os detalhes e a proposta é de, em julho, iniciar os trabalhos” relata Matheus.
O professor explica que o monitoramento vai funcionar através das imagens de satélite, somadas com as imagens de drones de visitas de campo e ferramentas de geoprocessamento. A meta, diz ele, é monitorar áreas produtivas ao longo de toda a safra (verão e inverno), além de contribuir com as questões ambientais no município, como áreas úmidas e áreas de vegetação existente.
Matheus destaca que com os dados em mãos e diante das visitas à campo, feitas pelos técnicos da Sagri, será realizado um refino de todas estas informações e detalhar as produções agrícolas, se milho, soja e trigo, dentre outras, assim como especificar melhor as pastagens.
O professor Matheus Alves ainda enfatiza que o projeto contribuirá sobremaneira para maior precisão dos números apresentados pelo Conselho Gestor de Previsão de Safra no município. “Será possível cruzar dados do geoprocessamento com os colhidos a campo pela Sagri e instituições parceiras. Isto, sem falar, que os dados ambientais poderão ser utilizados como parâmetro para diversas ações em defesa do nosso ecossistema”, afirma.
O professor MSc. Matheus Alves é coordenador do curso de Pós-graduação em Agricultura de Precisão e ministra as disciplinas de Geoprocessamento e Georreferenciamento, Topografia, Desenho Técnico e Agricultura de Precisão na graduação. Matheus é premiado internacionalmente em Drones e VANTs.
Deixe um comentário