Primeiro Zootecnista formado pela Fazu por meio de parceria com a Asocebu, recebe ‘Mérito ABCZ’

Neste sábado (6), encerrando com chave de ouro as atividades da 88ª ExpoZebu, o Zootecnista Marcelo Eduardo Añes Chiriena, formado pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), recebeu o ‘Mérito ABCZ Jovem’. A comenda inédita foi entregue em reconhecimento à sua contribuição como o primeiro boliviano a cursar Zootecnia na Fazu, por meio de um convênio entre a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e a Asocebu (Associação Boliviana dos Criadores de Zebu).

Acompanhado de seus familiares, incluindo sua esposa Lívia Carvalho Vilela de Lima e Añez e seus filhos Marcela Vilela Añez e Eduardo Vilela Añez, Marcelo recebeu a honraria em uma cerimônia que homenageou 16 personalidades ligadas à zebuinocultura no Brasil e no mundo.

“A honra de receber o ‘Mérito ABCZ Jovem’ é indescritível. É a realização de um sonho e a concretização de anos de dedicação e estudo na área da Zootecnia. Sou muito grato à Fazu, à ABCZ e à Asocebu por me proporcionarem essa oportunidade única de estudar em uma das melhores faculdades do país e ter acesso ao conhecimento e experiência de renomados profissionais do setor. Receber o ‘Mérito ABCZ Jovem’ é um grande reconhecimento e uma responsabilidade ainda maior. Me sinto motivado a continuar trabalhando com dedicação e comprometimento, contribuindo para o fortalecimento da zebuinocultura e para o desenvolvimento do país”, destacou Marcelo.

Marcelo é natural de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e ingressou na Fazu em 2002 e se formou em 2006, tendo como orientador Nelson Pineda (in memoriam). Durante sua graduação, ele participou de diversas exposições como jurado auxiliar, incluindo a ExpoZebu. Em 2007, entrou para o Colégio de Jurados da ABCZ.

Após sua formação em Zootecnia, Marcelo trabalhou na Alta Genetics, no setor de Programa de Melhoramento Genético, no Alta Plus, e na Fazenda Santa Teresa, em Petrópolis (RJ), onde prestou assistência em leilões e exposições de animais da raça Brahman. Em 2009, casou-se com Lívia Carvalho Vilela de Lima e Añez, e morou na Bolívia por dois anos, prestando assistência a diversos criadores e participando de feiras e julgamentos como expositor.

Em 2011, retornou ao Brasil e, desde então, comanda seu próprio negócio na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Carneirinho (MG), onde começou o seu próprio rebanho de gado de corte. Em 2021 Marcelo se tornou sócio da ABCZ e deu início ao registro de animais PO, dando sequência aos seus anos de estudos nessa área e também a tradição familiar, que começou com o seu avô Ciro Añez Ruiz (in memoriam) e seu pai Eduardo Añez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *