PNAT na Educação: Aluna estrangeira conta experiência de estagiar no TDEA

Natural de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, a acadêmica Carolina Rueda Suarez destaca as diversas oportunidades e experiências vividas na Fazu, com destaque para seu último estágio no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (TDEA-PNAT), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Além de adquirir conhecimento na área rural, Carolina afirma que aprendeu a importância da responsabilidade e persistência, o que a fez valorizar o trabalho realizado dos bastidores, algo que a maioria das vezes não é tão reconhecido nos olhares de todos. “Trabalhar num projeto que precisava de todo seu tempo, onde tivemos que vivenciar mudanças de muito frio ao calor e até trabalhar nos finais de semanas e feriados ao longo desses meses, muda completamente sua perspectiva sobre o que realmente é trabalhar na área rural. Cada dia tínhamos um novo aprendizado. Aprendi muito mais sobre o manejo e cuidado dos animais, além da importância e sintonia do trabalho em equipe que no final do dia, foi fundamental para que todo esse processo seja um sucesso”, comenta Carolina.

Como futura Zootecnista, Carolina considera fundamental a realização de estágios, pois possibilita o desenvolvimento e entendimento do que é aprendido em sala de aula. “No estágio você realmente aprende a compreende como trazer esse conhecimento teórico e fazê-los prático. Você aprende todos os aspectos e realidades do trabalho na pecuária, onde no dia a dia aparecem novos problemas ou obstáculos que te fazem sair da sua zona de conforto e procurar soluções e criar um certo aspecto de responsabilidade ao soluciona-los.

De acordo com Carolina, o interesse pela Zootecnia surgiu graças a sua família, já que seus avós são criadores de Nelore e desde criança teve a oportunidade de acompanha-los nas fazendas, herdando esse amor pela pecuária. “Meu pai é quem me ensina todos os dias e me motiva a adquirir maiores conhecimentos na área, foi por isso que ele me apresentou a ideia de vir para Fazu e fazer com que meu sonho vire uma realidade. Na Bolívia, ele me apresentou vários ex-alunos da Fazu, que me incentivaram em contando sobre suas experiências e reconhecimentos que essa faculdade te traz, formando grandes profissionais e mestres”, finaliza Carolina.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *