Pesquisa na Fazu avalia a influência de abelhas na produção da cultura do pepino

O formando do curso de Agronomia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Romeu Lomeu de Castro, desenvolveu no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), projeto intitulado de “Influência de agentes polinizadores com ênfase em abelhas na produtividade da cultura do pepino Cucumis Sativus (L) Aodai”, sob orientação da professora MsC. Renata Barbieri Trevisan.

As abelhas têm um papel extremamente importante na produção de alimentos já que são os principais polinizadores de espécies vegetais. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas, dependem dos polinizadores. “Hoje lidamos com um grande problema que é o desaparecimento mundial das abelhas. Podemos mencionar o uso indiscriminado de agrotóxicos, desmatamentos, queimadas, doenças (Ácaro Varroa, por exemplo) entre outros seriam considerados os principais fatores. Realizar pesquisas com enfoque na importância de mostrar o efeito e contribuição das abelhas no ambiente e na produção de alimentos é sem dúvida uma linha de pesquisa que reforça a importância destes seres”, destaca Renata.

A pesquisa foi realizada nas proximidades de área de preservação permanente da Fazenda Escola da Fazu, área esta que fica ao lado do apiário da faculdade. A área experimental possui 78 m², ao lado do apiário (2 m), com predominância de abelhas Apis mellifera, onde recebeu dois tratamentos, sendo o primeiro com polinização aberta (PA) com influência dos agentes polinizadores e o tratamento com polinização fechada (PF), protegido por tela que restringia a passagem de insetos.

As plantas de pepino foram transplantadas para os vasos com 21 dias e levadas para a área experimental para ficarem até o final das avaliações. Foi avaliado a quantidade de frutos colhidos, com critério de colheita de serem superiores à 15 cm de comprimento por ser o tamanho mínimo a ser colhido (maduro), nos dois tratamentos durante 15 dias, com colheitas de 3 em 3 dias, totalizando 5 colheitas, sendo a última com a contagem também da quantidade de frutos que não estavam aptos a serem colhidos. Durante esse período, foi realizado irrigação manual duas vezes ao dia.

“Este foi o primeiro projeto que oriento de aluno do curso de Agronomia, focado na importância da polinização realizada principalmente por abelhas. Nesta linha de pesquisa podemos gerar grandes trabalhos que integram os cursos de Zootecnia e Agronomia”, afirma a professora Renata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *