Matemática Prática: Alunos de Agrocomputação da Fazu desenvolvem habilidades com quebra-cabeça algébrico

Estudantes de Agrocomputação da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) foram desafiados a explorar o pensamento matemático e computacional de forma lúdica e prática. Sob a orientação do professor Lucas Damante, os alunos participaram de uma atividade envolvendo quebra-cabeça algébrico.

A proposta visava desenvolver habilidades fundamentais no campo da matemática aplicada, proporcionando uma abordagem visual e interativa para a manipulação de operações e expressões algébricas. Utilizando elementos confeccionados em papel colorido, os estudantes foram incentivados a explorar e simplificar expressões matemáticas, trabalhando em conjunto para resolver desafios propostos no quadro, projetados por meio de datashow.

A dinâmica da atividade consistia em organizar os termos das expressões conforme a solução das “situações-problema” apresentadas, manipulando as operações de acordo com as necessidades. O quebra-cabeça algébrico serviu como uma ferramenta tangível para a compreensão das relações entre os termos e as operações matemáticas envolvidas.

Ao trabalharem em duplas, os alunos colaboraram ativamente na simplificação das expressões, identificando e combinando termos semelhantes, além de compreenderem o funcionamento das operações. Essa abordagem prática e visual proporcionou um ambiente de aprendizado estimulante e participativo, promovendo não apenas o desenvolvimento das habilidades matemáticas, mas também a colaboração e o engajamento em sala de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *