O Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável, realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Centro de Eventos “Rômulo Kardec de Camargos”, em Uberaba/MG, foi palco de grandes discussões sobre a sustentabilidade no agronegócio, englobando as dimensões econômicas, sociais e ambientais. O evento promovido pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), em parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), trouxe especialistas renomados de cinco países da América Latina, além de importantes pesquisadores e professores brasileiros. O Fórum aconteceu durante ExpoGenética 2016, que acontece até amanhã (28/08).
“O objetivo central do Fórum foi alcançado com sucesso, pois trouxemos especialistas de vários países da América Latina e conhecemos suas culturas, e isso é importante e necessário para agregarmos valor ao nosso conhecimento, adquirindo, assim, bons exemplos para aplicarmos nos nossos trabalhos e pesquisas. Os temas discutidos no evento foram cuidadosamente escolhidos para mostrarmos à comunidade civil, acadêmica e científica a importância do tema e que está presente em nossas vidas em todos os momentos”, ressaltou a professora da Fazu e organizadora do Fórum Latino-Americano, Renata Soares Serafim.
Na última quarta-feira (26/08), foi realizada uma reunião com a direção acadêmica da Fazu e parte dos palestrantes internacionais do Fórum, e, na ocasião, foi criado um grupo para troca de conhecimentos e parcerias, com o objetivo de trazer novidades e benefícios para todos os alunos da faculdade.
“A Fazu/Fundagri agradece a todos os envolvidos no Fórum, sendo os palestrantes, os acadêmicos, a comunidade em geral, a equipe organizadora e colaboradores da Fazu, além dos patrocinadores que foram fundamentais para a realização do evento. O Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável foi uma promessa da “Nova Fazu” a todos os acadêmicos, pois trouxemos informações atualizadas de importantes especialistas das áreas da sustentabilidade e do Agronegócio”, informou o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado.
Renata ressaltou ainda a possibilidade de acontecerem outros eventos com o mesmo caráter. “Desejamos que aconteça outras edições, em outros países, fortalecendo cada vez mais nossas parcerias internacionais. Agradeço a todos que trabalharam em prol da realização deste magnífico evento, ocorrido pela primeira vez na cidade de Uberaba e região, e promovido pela Fazu. Realmente, isto é motivo de muito orgulho para nós”.
A acadêmica do 8º período do curso de Agronomia da Fazu, Dinamara Cândida Ferreira, destaca a importância do Fórum. “Com a presença de especialistas nacionais e internacionais, proporcionou-me acesso a novos conhecimentos e à integração do científico com a realidade, momento em que fui levada a buscar abrangência de aprendizagem”, revela.
A abertura oficial do evento aconteceu na última terça-feira (23/08) e teve como Palestra Magna as Políticas de fomento às boas práticas ambientais de produção na América. A palestra foi ministrada pelo superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA – Brasil), Fernando Antônio de Souza Costa.
Painel Pecuária
O Painel da Pecuária aconteceu na quarta-feira (24/08) e abordou as questões relativas aos desafios da sustentabilidade na pecuária. A programação começou às 8h, com a palestra sobre o ”Impacto da mão de obra qualificada na sustentabilidade da pecuária”, proferida pela Dra. Stella Huertas, da Udelar (Universidad de la Republica), Uruguai. A palestra seguinte foi ministrada pelo Dr. Mário Chizzotti da UFV/MG e tratou da ”Eficiência alimentar como parâmetro de seleção de bovinos”.
Ainda no período da manhã, foi ministrada a palestra: “Estratégias nutricionais (bovinos) para baixa emissão de metano no Uruguai, pelo Dr. José Ignácio Velazco, do INIA (Instituto Nacional de Investigações Agropecuárias). Em seguida, o Dr. Diego Ocampos, da Facultad de Ciencias Agrarias de la Universidad Nacional de Asunción, do Paraguai, apresentou o tema “Estratégias nutricionais (bovinos) para baixa emissão de metano no Paraguai.
No período da tarde, o Fórum Latino-Americano teve como palestrante a professora da Fazu e organizadora do evento, Dra. Renata Soares Serafim, que falou sobre o “Manejo e tratamento de dejetos animais”. A última palestra foi apresentada por Lorgio Paz Gutiérrez, da Estancias Gutiérrez – Bolívia. Lorgio é pai do egresso do curso de Zootecnia da Fazu, Rodrigo Paz, e, também diretor da ASOCEBU (Bolívia). O criador de zebu palestrou sobre “Pecuária sustentável na Bolívia”. Por fim, todos os palestrantes do dia participaram de uma mesa redonda e responderam às perguntas dos participantes.
Painel Agricultura
O Painel da Agricultura aconteceu na quinta-feira (25/08), no último dia do Fórum Latino-Americano. O evento começou por volta das 08h e abordou o tema “Sustentabilidade dos sistemas produtivos nos trópicos”, ministrado pelo Dr. Juan Fernando Marrero da UCV (Universidad Central da Venezuela).
Após a primeira palestra, o Dr. Freddy Soto da Universidad de Costa Rica falou sobre o “Uso eficiente da água de irrigação – monitoramento e manejo”. “Existe uma falta de informação e conscientização generalizada sobre a importância que representa o uso consciente da água em nossa sociedade”, afirmou Freddy durante a palestra.
Ainda na manhã de ontem, o Dr. Luiz Adriano Maia Cordeiro, da Embrapa Cerrados, abordou a Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) como base de sequestro de carbono na produção agropecuária”. O período da tarde começou com a palestra “Viabilidade do uso de resíduos agrícolas, agroindustriais e urbanos como fertilizantes”, proferida pela Dra. Adriana Marlene Moreno Pires, da Embrapa Meio Ambiente.
A última palestra do Fórum ficou por conta do coordenador do curso de Agronomia da Fazu, Dr. Diego Felisbino Fraga, que falou sobre o “Manejo integrado de pragas”. “O Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável trouxe conteúdos inovadores, principalmente no cenário agropecuário de várias regiões dos nossos parceiros da América Latina”. Por fim, os palestrantes fizeram perguntas aos palestrantes sobre os temas abordados no Painel da Agricultura. A mesa redonda teve grande repercussão e participação dos acadêmicos. Logo após a mesa redonda, o evento foi encerrado com sucesso.
Patrocinadores
A Fazu agradece os patrocinadores do Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável.
Rehagro é uma empresa de Formação Profissional, que atua desenvolvendo pessoas no Agronegócio desde 2002. A empresa patrocinou o Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável. O método utilizado pela Rehagro é de usar professores ligados ao agronegócio, com forte conhecimento teórico e grande vivência prática, transmitindo conhecimento validado em fazendas e facilmente aplicável.
Grupo Allflex é líder mundial em identificação animal, contando com fábricas localizadas estrategicamente em cinco diferentes países: França, Brasil, Polônia, China e Argentina, responsáveis pela produção de milhares de identificadores, diariamente.
Major Nutrição Animal, nova no mercado, a empresa tem como principais objetivos: proporcionar maior eficiência alimentar; maior rendimento em carcaça e um menor consumo de ração. A Major oferece produtos nas linhas: minerais, proteica para bovinos em sistema de cria, recria e engorda, engorda para bovinos em sistema de engorda, leite para bovinos leiteiros e na linha de equinos.
“Quando a tecnologia chega ao campo, o sucesso acontece na prática” – Lema da Major Nutrição Animal.
DSM – Tortuga
A Tortuga é uma empresa brasileira, pioneira em nutrição animal, é a maior indústria de suplementos minerais para animais do país e uma das maiores do mundo. A Royal DSM é uma empresa global baseada na ciência que atua em saúde, nutrição e materiais. Em 2012, o grupo DSM anunciou a compra da empresa brasileira Tortuga, por 465 milhões de euros (US$ 576 milhões).
Abertura Oficial
Painel da Pecuária
Painel da Agricultura
Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável
Patrocinadores