FAZUTEC aborda Integração Lavoura-Pecuária-Floresta durante ExpoZebu 2017

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promove nos dias 04 e 05 de maio, durante a 83ª ExpoZebu, a FAZUTEC, evento de cunho técnico-científico com o tema ILPF: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Os temas abordados nas palestras são: Inovações tecnológicas na ILPF, Bem-estar animal na ILPF, Manejo nutricional na ILPF e Análise econômica na ILPF. Ontem (04/05), os temas apresentados foram “Inovações tecnológicas na ILPF”, com professor Dr. João Costa Junior e “Bem-estar animal na ILPF”, com o professor Alexandre Lúcio Bizinoto. O evento aconteceu no Museu do Zebu, localizado dentro do Parque Fernando Costa. Hoje (05/05), os temas que serão abordados são “Manejo nutricional na ILPF”, com o professor Juliano Ricardo Resende e “Análise econômica na ILPF”, com Vinicius Antônio Maciel Junior. O evento começa às 19h30, no Salão Nobre da ABCZ.

O tema da 83ª edição da ExpoZebu é sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A modalidade de integração contempla os componentes agrícola, pecuário e florestal, em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. O componente agrícola pode ser utilizado na fase inicial de implantação do componente florestal ou em ciclos agrícolas anuais durante o desenvolvimento do sistema. O componente pecuário, via de regra, é introduzido no sistema em substituição ao componente agrícola.

“A ILPF é uma das quatro modalidades de integração que compõem os Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Sistemas de ILPF), os quais constituem uma estratégia que visa a produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado e busca efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica”, explica o coordenador de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Dr. João Costa Junior, que foi responsável pelo FAZUTEC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *