Fazu sedia evento de capacitação da Emater e recebe mais de 50 técnicos do Polo Cerrado

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) sediou um importante evento de capacitação promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG). O encontro reuniu mais de 50 técnicos das regionais de Uberlândia, Uberaba e Unaí, do Polo Cerrado, que participaram de palestras e mesas redondas sobre agricultura sustentável.

O evento, que ocorreu entre os dias 13 e 15 de junho, teve como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências sobre práticas agrícolas sustentáveis, visando o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas utilizadas pelos profissionais da Emater.

Na abertura, estiveram presentes o diretor da Fazu, Célio Vieira, a professora Mônica Fedatto, o gerente regional da Emater Uberaba, Diego Rezende, e a coordenadora regional da Emater Uberlândia, Guilhermina Severino, que deram as boas-vindas aos técnicos participantes.

Durante o primeiro dia de capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra do engenheiro agrônomo Kleso, da Emater/MG de Alfenas, que abordou os conceitos e remineralizadores de solo, pó de rocha e suas aplicabilidade.

No segundo dia, foram realizadas diversas palestras com profissionais renomados da área. Antônio Alexandre Bizão, engenheiro agrônomo e consultor mercadológico, apresentou a palestra sobre rochagem, a nova era da agricultura. Já Luisa Lembi, especialista do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, falou sobre as linhas de crédito disponíveis para aquisição de remineralizadores de solo, fertilizantes naturais e montagem de biofábricas.

A engenheira agrônoma Paula Cristina Borges, da Harvest Mineral, destacou as diferenças importantes entre pós de rocha, remineralizadores e fertilizantes minerais simples para uma agricultura sustentável. O consultor Adair Antônio encerrou o dia com a palestra sobre equilíbrio da biota do solo da AMTec Bio Agrícola.

No terceiro e último dia do evento, foram abordados temas como silagem de capim capiaçu, apresentado pelo Dr. Leonardo Oliveira Fernandes, da Epamig – Oeste, e o uso de remineralização, ministrado pelo Dr. Eder Martins, da Embrapa DF. O consultor Antônio R. Lodo, da INOVAR – Consultoria agrícola em agricultura sustentável regenerativa, encerrou as atividades com a palestra “Da porteira para dentro, construindo o manejo da agricultura sustentável.

Ao final dos três dias de evento, os técnicos da Emater MG/Polo Cerrado puderam adquirir novos conhecimentos e técnicas que contribuirão para o desenvolvimento sustentável da agricultura na região.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *