Na última sexta-feira (5), a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu a visita de Flávio Augusto Portela, renomado especialista em suplementação de pastagens em áreas intensivas e integradas do Brasil. O objetivo da visita foi conhecer de perto os projetos de pesquisa e as instalações da instituição.
Flávio Augusto Portela foi recebido pelos coordenadores Juliana Paschoal e Arthur Alves, além do diretor da Fazu, Celio Eduardo Nascimento Vieira. Durante sua visita, o especialista teve a oportunidade de conhecer a fazenda escola da Fazu, bem como o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Touros Jovens (TDEA-PNAT) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que se destaca no cenário pecuário.
A coordenadora Juliana Paschoal expressou sua satisfação com a visita do especialista Flávio Augusto Portela, afirmando: “Receber um profissional tão renomado é uma oportunidade única para ampliarmos nossos conhecimentos e aprimorarmos nossas pesquisas. A visita do professor Portela fortalece nosso com profissionais renomados e oportuniza futuras parcerias para o desenvolvimento de soluções inovadoras para a produção animal sustentável.”
Com uma sólida formação acadêmica, Flávio Augusto Portela possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo, mestrado em Nutrição Animal e Pastagens também pela Universidade de São Paulo, e doutorado em Animal Science pela University of Arizona. Atualmente, ele é professor titular da Universidade de São Paulo e atua como consultor “Ad Hoc” junto a várias instituições renomadas, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a Revista Ciênci, Agrotecnologia, a Revista Acta Scientiarum e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Com vasta experiência na área de Zootecnia e foco em nutrição e alimentação de ruminantes, Flávio Augusto Portela dedica-se a temas como fontes proteicas, processamento de grãos, desempenho, gado de corte, vacas leiteiras e digestibilidade de nutrientes. Sua visita à Fazu representa uma oportunidade para troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para o aprimoramento das pesquisas e práticas relacionadas à pecuária.