Fazu participa de projeto que ensina a construir drone agrícola de baixo custo

O projeto foi apresentado na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia “Inteligência Artificial – A Nova Fronteira da Ciência Brasileira, por meio de chamada submetida e aprovada pela UFTM

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), por meio dos professores MsC Matheus Oliveira Alves, Dr. Abimael Cereda Junior e Gill Mayeron Duarte, desenvolve o subprojeto intitulado: Agricultura 4.0, que foi apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, por meio da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), que submeteu e aprovou projeto na Chamada CNPq/MCTIC Nº 03/2020.

O subprojeto Agricultura 4.0, que está sendo executado na Fazu, envolve os conceitos do Agro 4.0, abordando: drones e Vant’s aplicados na Agricultura de Precisão, GPS, Zootecnia de Precisão, controles através de Inteligência Artificial (IA) que são aplicados no dia a dia do meio Agrícola juntamente com Internet das Coisas (IOT).

De acordo com o professor Matheus Alves, o projeto é realizado em parceria com a UFTM e consiste na produção de videoaula com duração de 04 horas, ensinando a construir um drone com baixo custo, que possa ser utilizado como protótipo para interagir com lavouras, propiciando o aumento na produtividade e redução de custos na produção. “Estamos levando em conta as dificuldades enfrentadas pelo produtor rural: como o clima, o mercado e a concorrência”, destaca.

O objetivo geral dessa proposta aprovada na Chamada CNPq/MCTIC Nº 03/2020 visa contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação em 30 municípios de Minas Gerais (MG), difundindo os temas da inteligência artificial e das tecnologias convergentes e habilitadoras.

A proposta promoveu eventos e atividades vinculados à 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como em meses subsequentes à esta semana, estimulando a qualidade do ensino, curiosidade científica, raciocínio científico e divulgando pesquisas e a importância da ciência no cotidiano envolvendo principalmente alunos e professores da educação básica, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica.

Os professores da Fazu que estão participando são: Prof. Me. Matheus Oliveira Alves (Coordenador e professor da Pós-graduação em Agricultura de Precisão), Prof. Dr. Abimael Cereda Junior (Professor Pós-graduação em Agricultura de Precisão) e o professor parceiro) e Prof. Esp. Gill Mayeron Duarte.

O professor MSc. Matheus Alves é coordenador e professor do curso de Pós-graduação em Agricultura de Precisão e ministra as disciplinas de Geoprocessamento e Georreferenciamento, Topografia, Desenho Técnico e Agricultura de Precisão na graduação. Matheus é premiado internacionalmente em Drones e VANTs.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *