Fazu intensifica uso de metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem

Com o objetivo de aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, os professores dos cursos de Secretariado Executivo e Agronegócio da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) intensificam o uso das metodologias ativas: WAC, TBL, PBL e Peer instruction. O objetivo é dinamizar e contextualizar as aulas, oportunizando a vivência, fundamentados por teorias, a partir de situações cotidianas da vida e do mercado de trabalho. Os acadêmicos das disciplinas de Logística no Agronegócio, Responsabilidade Social, Ambiental e Ética Profissional e Gestão Estratégica em Secretaria Executiva e Consultoria Empresarial participaram de aulas abordando a socialização de análises de livros e artigos científicos referentes aos temas abordados nos conteúdos programáticos.

Segundo o coordenador do curso de Secretariado Executivo, Sérgio Hillesheim, as principais metodologias ativas trabalhadas são: a Writing Across the Curriculum (WAC), que trabalha as habilidades comunicativas, permeando a relação das teorias, práticas e estudos científicos; a Team-Based Learning (TBL), que  desenvolve a aplicação das teorias por meio de equipes para efetivação da aprendizagem; a Problem-Based Learning (PBL), que destaca o uso de um contexto conjuntural para o aprendizado, promovendo o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante.

“A aula foi muito dinâmica, potencializando o conhecimento e interação dos assuntos abordados já que todos tinham uma ligação, um complementava o outro. O professor Sérgio com toda sua atenção, disponibilizou sua residência para a reunião, tornando a aula muito mais prazerosa, além do seu conhecimento, que é inquestionável”, comenta a aluna do 6º período do curso de Agronegócio, Laísa Reny Venâncio Silveira.

A acadêmica do 6º período do curso de Secretariado Executivo, Ana Carolina Ferrazza, destaca que as aulas fora da faculdade são necessárias. “Apesar de a disciplina e metodologia do professor Sérgio serem bem dinâmicas, as aulas extramuros são sempre animadoras. Foi uma aula que os alunos exploraram e entenderam mais sobre consultoria, de uma forma dinâmica e rápida, mas com muita qualidade e um bom entendimento”.