Durante 84ª ExpoZebu, Fazu amplia sua internacionalização

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) ampliou o quadro de parcerias internacionais durante a 84ª ExpoZebu. Com a assinatura de convênios e carta de intenções de parcerias, a Fazu abriu novas fronteiras com países da América Latina, América do Norte, África e Oceania.

O principal objetivo das parcerias é a troca de experiências acadêmicas, profissionais, tecnológicas, científicas e de inovação aplicadas à agricultura e pecuária tropical, envolvendo alunos e professores da Fazu e instituições e entidades públicas e privadas daqueles países. Alguns convênios assinados possibilitam a concessão de bolsas de estudos para filhos de criadores de zebu de outros países e também a possibilidade de estágios de alunos da Fazu naqueles países.

A Fazu é Referência Internacional em Ciências Agrárias. Com mais de 40 anos de existência, a faculdade está extremamente atenta as tendências e inovações tecnológicas do agronegócio brasileiro e mundial. Reconhecida também pelo elo internacional com diversos países, a Fazu durante a sua história já recebeu estudantes dos Estados Unidos, Equador, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Canadá, Senegal, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Peru, dentre outros.

Convênios e Carta de Intenções Assinadas

Com mais de 15 anos de parceria, a Fazu renovou durante a Expozebu, a solida parceria com a Asocebu Bolívia (Associação Boliviana dos Criadores de Zebu). Na ocasião, representou a Asocebu Bolívia o seu presidente Mario Ignacio Anglarill Serrate e o diretor técnico Fernando Baldemar. A Fazu tem um estreito relacionamento com os bolivianos, participando ativamente dos eventos técnico científicos daquele país.

Nesta mesma ocasião, foi assinado também o convênio de concessão de estágio para alunos da Fazu com o Grupo Sofía. O Grupo Sofia, também localizado na Bolívia, possui algumas das empresas mais importantes do país relacionadas à agricultura (produção de suplementos alimentares para aves e suínos e bovinos), na pecuária, na produção de carne de frango, suína e bovina, comercialização, venda de matéria-prima e prestação de serviços e assistência técnica.

Outro convênio assinado, durante a reunião anual da FICEBU (Federação Internacional de Criadores de Zebu), foi com a Associação dos Criadores de Gir e Girolando do Equador (ASOGYRE), que teve como representante o seu presidente Carlos Alberto Neira Núques.

A Fazu firmou parceria técnico-cultural com a Asocebu Costa Rica (Associação De Criadores de Gado Zebu da Costa Rica), que foi assinado pelo seu presidente José Alberto Castillo Calvo. Durante a Expozebu foi assinado um convênio para estágios com a fazenda de criação de gir leiteiro e também produtora de borboletas de propriedade do criador Sergio Hidalgo, localizada próxima a cidade de San José, Costa Rica.

Dois outros convênios importantes foram assinados com a Associação de Criadores de Gado do Estado do Yucatán, representado pelo seu presidente Juan Manuel Conde Mena e com a AMCC ( Associação Mexicana de Criadores de Zebu), ambas do México. A AMCC é responsável pela certificação e manutenção das genealogias de raças zebuínas no México desde 1962. A carta de intenções foi assinada pelo seu diretor José Manuel Gochicoa Acosta e o pelo também diretor Roger Grajales Gonzaler.

O vice-ministro da Agricultura, Pecuária e Alimentação da República da Guatemala (MAGA), Byron Acevedo, que estava acompanhado pelo Deputado da Guatemala Marco Aurelio Pinedo e alguns criadores, além de visitar a fazenda escola da Fazu, também assinou carta de intenções de parceria com a entidade. A Guatemala é um país com uma economia baseada, sobretudo, na agricultura, que, não só emprega metade da população ativa, como representa cerca de 60% das exportações.

Durante os dez dias de ExpoZebu, representantes da Fazu participaram de reuniões com criadores e representantes governamentais dos EUA, África do Sul, El Salvador, Canadá e Austrália, dando início as negociações de convênios institucionais com esses países.

AMCC – México

ASOCEBU – Costa Rica

ASOGYRE – Equador

Grupo Sofía – Bolívia

Yucatán – México

MAGA – Guatemala

Outras reuniões e parcerias

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *