Conquistas acadêmicas e revitalizações marcam ano da Fazu

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) é reconhecida internacionalmente como uma das melhores faculdades de Ciências Agrárias do Brasil e por sua completa estrutura física e acadêmica. Com mais de 40 anos de existência, a faculdade possui em seu campus os mais diversos setores agropecuários que permitem o desenvolvimento das atividades profissionalizantes dos cursos de Ciências Agrárias. Manter a qualidade dos cursos, projetos, pesquisas e parcerias ativos, requer muito planejamento e trabalho por parte da equipe Fazu. Em 2017, a faculdade revitalizou sua estrutura e conquistou importantes títulos acadêmicos.

Fazu nota 4 no MEC

A Fazu conquistou o conceito 4, em uma escala em que a nota máxima é 5, no recredenciamento institucional, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em abril deste ano. Como parte do processo de qualificação e aprimoramento da prestação dos serviços educacionais de nível superior no Brasil, umas das atividades de maior importância é o processo de Autorização de Funcionamento das Instituições de Ensino Superior. O Recredenciamento Institucional é o instrumento que reavalia todas as Instituições e Ensino Superior do país, a cada cinco anos, e, o seu resultado numa escala de 0 a 5.

“A Nota 4 da Fazu é a confirmação de que aprimoramos, melhoramos, progredimos e alcançamos um alto nível de qualidade, agora reconhecido e confirmado pelo Ministério da Educação, isso graças ao nosso compromisso em formar profissionais tecnicamente competentes, éticos e comprometidos com a sustentabilidade social, econômica e ambiental e com alta capacidade de liderança para o desenvolvimento do agronegócio nacional e internacional”, afirma o presidente da Fundagri e diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado.

Agronomia Fazu

O curso de Agronomia da Fazu conquistou o título de melhor faculdade de iniciativa privada do Brasil, de acordo com a sexta edição do Ranking Universitário Folha (RUF 2017), divulgado em setembro de 2017. A Fazu ficou em 19º lugar em uma avaliação com mais de 195 faculdades, sendo a primeira instituição privada no ranking, ficando à frente de renomadas universidades federais. A Fazu conquistou também o 10º lugar no reconhecimento do mercado, reafirmando o alto índice de empregabilidade dos formandos. Durante a graduação, a Fazu oferece aos alunos oportunidades de estarem à frente das mudanças do setor agrícola, enfatizando as inovações tecnológicas como a agricultura de precisão e conceitos como o Manejo de Integrado de Pragas (MIP) e a produção orgânica.

Zootecnia Fazu

O curso de Zootecnia da Fazu é um dos mais antigos e reconhecidos do Brasil. A faculdade já colocou no mercado mais de 2 mil zootecnistas capazes de gerenciar, planejar e administrar empreendimentos do agronegócio, como fazendas, granjas, agroindústrias, envolvendo-se desde a produção até a comercialização. A Fazu sediará em 2019 o XXIX Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), em Uberaba/MG. Considerado o evento de maior expressão da Zootecnia brasileira como ciência e profissão, o Zootec é de domínio da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e será realizado em parceria com a Fazu graças à estrutura completa e qualidade de ensino.

Selo Reponsabilidade Social 2017/2018

A Fazu conquistou o Selo Instituição Socialmente Responsável 2017/2018 conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O selo certifica que a Fazu está verdadeiramente engajada com o ensino responsável.

Revitalização Fazu

Para manter a qualidade dos cursos, pesquisas, parcerias e projetos ativos, o campus da faculdade recebe constantes melhorias e revitalizações estruturais. Em 2017, os setores de ovinocultura, equideocultura, cunicultura, suinocultura, e confinamento, que somam 1.820m² de área coberta, passaram por diversas benfeitorias.

Pensando no bem-estar dos colaboradores residentes na fazenda escola, a Fazu promoveu a revitalização completa das casas localizadas no interior da faculdade. O diretório acadêmico e o quiosque de refeição dos colaboradores também foram restaurados.

Mais de 6.800m de estradas da fazenda foram reformadas, além da restauração e construção de diversos tipos de cercas, que somam 26.017m. Além das vias da fazenda, a Fazu passou por recapeamento das vias asfaltadas em todo o campus, e restauração dos maquinários e implementos agrícolas.

As pastagens passaram por reformas, com combate de plantas invasoras e correção de solos. A Fazu adquiriu diversos animais para desenvolvimento de pesquisas cientifico-acadêmicas, além de promover a reativação da horta, hidroponia, berçário e viveiro de mudas.

De olho no paisagismo, a Fazu passou por revitalização completa, remodelou sua fachada e recebeu a marca atualizada com letreiro luminoso. A capela ecumênica, utilizada pelos alunos e colaboradores como lugar de descanso e reflexão, passou por revitalização e novo acesso, além de ganhar iluminação especial em datas de conscientização (Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul).

A pista de esportes equestres da Fazu, revitalizada, sediou dois importantes eventos em outubro, o 1º Dia do Cavalo, sucesso absoluto de participantes e destaque na mídia, e a XI Copa de Marcha Mangalarga Marchador, que faz parte da pré-classificatória do campeonato nacional.

O diretor administrativo-financeiro da Fazu, João Machado Prata Junior, destaca a importância das revitalizações estruturais da faculdade. “Na Fazu as áreas cobertas somam mais de 22.122,51m, sendo 5.781,00m na fazenda e 16.341,51m no administrativo. Toda essa área precisa de constantes vistorias e revitalizações. Para isso, possuímos uma equipe competente, que sempre passa por treinamentos para manter a instituição em ordem de acordo com os preceitos legislativos e socioambientais”.

Novas parcerias e prestação de serviço

O setor de Leite Orgânico passa por uma total reestruturação, tanto na horta como na produção de leite, sempre com a participação efetiva dos alunos. O setor é certificado pela Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícias (IDB), a única certificadora 100% brasileira com atuação internacional.

O recinto de provas do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) de bovinos da Fazu, recém remodelado, passa por fase de ampliação, que permitirá receber mais animais. Em 2017, o recinto recebeu importantes criatórios brasileiros como o rebanho da SINO, do criador Alcino Freitas Barbosa Scareli, animais da raça Nelore Lemgruber da Fazenda Mundo Novo, do criador Eduardo Cardoso, bovinos da ABS Pecplan e os animais participantes do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT), da ABCZ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *