A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveu na última semana, de 1º a 04 de outubro, a 18° Jornada Científica. O evento contou com palestras e minicursos. Nesta edição, o objetivo foi aliar a teoria e a prática, estreitando o contato dos alunos com importantes empresas e pesquisadores, além de propiciar a troca de experiências para a formação acadêmica, pessoal e profissional.
A abertura oficial do evento contou com a participação do especialista em Contabilidade, Auditoria e Legislação Tributária pela Universidade São Paulo (USP), Ademir Gonçalves, que abordou sobre o Funrural, o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural.
As palestras e minicursos aconteceram simultaneamente, no período da tarde e da noite. O curso de Agronomia contou com três minicursos e duas palestras no segundo dia da Jornada. Os minicursos foram o uso de drone na agricultura e pilotagem; o autocad aplicado em projetos agropecuários e a regulagem de implementos agrícolas. Já as palestras foram sobre a tecnologia e aplicação de produtos fitossanitários e os princípios da nutrição foliar.
Já o curso de Zootecnia contou com dois minicursos e duas palestras, os minicursos sobre o 1º Workshop de Qualidade do Leite Fazu/Check-Milk e a Análise e Obtenção de Leite de Qualidade – a Campo. As palestras abordaram sobre as estratégias de manejo de pastagens para a redução de impactos ambientais e a criação de bovinos de corte a pasto: planejamento alimentar. O curso de Agronegócio contou com palestra sobre a Perspectiva para Agronegócio Brasileiro e o minicurso de Canvas.
No terceiro dia de evento, os acadêmicos da Agronomia participaram dos minicursos Autocad Aplicado em projetos agropecuários; Meliponicultura e a Importância das abelhas para a agricultura e Princípios e Fundamentos Técnicos para a elaboração de projetos de Irrigação. E as palestras abordaram sobre as Pragas do Algodoeiro e a Resistência de Plantas daninhas a herbicidas: Abordagem Geral.
Já os acadêmicos de Zootecnia participaram dos minicursos de Diagnósticos Reprodutivos e Biotecnologias da Reprodução e Criando um suplemento mineral: da matéria prima à rotulagem, e as palestras: Novos desafios da suinocultura e o papel do zootecnista e as Boas perspectivas da avicultura brasileira para 2019: como produzir com qualidade e bem-estar animal. Os alunos do curso de Agronegócio participaram da Oficina de 5w2h e o 2° dia de Canvas. O último dia de evento contou com palestras e minicursos. A Agronomia contou com o minicurso de Uso de Drone na Agricultura e Pilotagem e as palestras Aspectos Relevantes Legalização de propriedades rurais; Resistência de Plantas daninhas a herbicidas: Abordagem Geral; Manejo de Sphenophorus levisna cultura da Cana de Açúcar e Manejo da Meiose na Cultura da Cana de Açúcar.
Já a Zootecnia, contou com as palestras Atualizações e boas práticas na piscicultura, Campo de atuação em manejo e produção de animais silvestres e Talk-show Avanços do melhoramento animal: onde estamos e aonde queremos chegar?. E o Agronegócio contou com palestras a importância da gestão ambiental para o agronegócio e o minicurso: inteligência emocional
Premiações
Durante a abertura da 18ª Jornada Científica, integrantes dos melhores trabalhos do 23º Porteira Adentro foram premiados. Os melhores projetos foram:
Agronegócio
1° Lugar: A extensão que da Sustentabilidade ao Produtor
2 °Lugar: Melhoramento Genético da Raça Nelore
Agronomia
1° Lugar: Distribuição Radicular da Crotalaria Spectablis em Parcelas de Calcário, Gesso e Silicato
2° Lugar: Aplicação de Insumos em Taxa Variável
3° Lugar: A Tecnologia Power Core Ultra na Produção de Milho
Sistemas de Informação
1° Lugar: Project Farm
2° Lugar: AgroGames
Zootecnia
1° Lugar: Perspectivas Ambientais das Biotecnologias Reprodutivas em Bovinos
2° Lugar: Bem-Estar Animal na Cunicultura
3° Lugar: Avaliação dos Ionóforos Monensina e Lasalocida no Desempenho de Garrotes da Raça Nelore, em Diferentes Espécies de Brachiaria