Alunos visitam Fazenda Badajós para aula sobre criação de Gir Leiteiro linhagem 3R

Os alunos do curso de Zootecnia – noturno – da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), na disciplina de Melhoramento Animal, visitaram no último sábado (08/04), a Fazenda Badajós, sob supervisão da Profa. MsC. Camila de Moraes Raymundo. O objetivo da visita foi ministrar aula sobre a criação de Gir Leiteiro da Linhagem 3R. Os acadêmicos foram recebidos pelo gerente da fazenda e aluno do 7º período noturno do curso de Zootecnia da Fazu, Carlos Henrique de Freitas, pelo estagiário Pedro Ernesto Pontes Cambra, que também é aluno do 7º período noturno do curso de Zootecnia, e pelos campeiros Sônio Henrique e Ivanildo Gomes da Silva.

Segundo informações da Profa. Camila, o negócio da fazenda é venda de animais. “Na aula foi possível abordar sobre características fenotípicas de interesse para os criadores e como é realizada a seleção para acasalamentos e produção de bezerros. Os alunos conheceram também a história da fazenda e como se deu a formação da linhagem 3R e posterior seleção que vem acontecendo ao longo dos anos”, conta.

Sobre a Fazenda Badajós
A criação de Gir Leiteiro da Fazenda Badajós, em Uberaba-MG, foi idealizada por Luciano Luzes Borges e Leonardo Lima Borges, pai e filho, apaixonados por esta raça e que acreditam no seu potencial para produção de leite nas condições tropicais. O gado tem como base animais oriundos do tradicional criatório do Sr. Randolpho de Mello Rezende – sufixo “3R de Uberaba”. A marca “3R”, pioneira na visão de investir na aptidão leiteira da raça e submetida brilhantemente há mais de 50 anos de seleção, foi a escolhida para compor o alicerce do plantel Badajós que começava a se formar. Atualmente, a Fazenda Badajós fornece ao mercado do gir produtos diferenciados e de pedigree aberto para refrescamento de sangue na raça. Além dos animais 3R “fechados”, são feitos cruzamentos visando o resgate de sangue de touros “antigos”, que foram comprovadamente leiteiros à sua época e são pouco explorados nos criatórios atuais. Por outro lado, touros consagrados pelo Teste de Progênie Embrapa/ABCGIL e Sumário ABCZ/Unesp também foram utilizados, acompanhando-se o aumento de produtividade que toda a raça atravessa.
Hoje, as comercializações realizadas, as lactações de suas matrizes e o ingresso de touros em centrais de inseminação, mostram a valorização e os resultados de todo este trabalho. Assim, o criatório da Fazenda Badajós aparece como uma opção segura no mercado do Gir Leiteiro.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *