Os cursos de Agronomia e Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) conquistaram o título de melhores cursos privados do Brasil, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado na manhã desta segunda-feira (21). A avaliação, que é uma das mais respeitadas do país, destacou a qualidade de ensino como o principal fator para a liderança dos cursos da Fazu.
O curso de Zootecnia da Fazu passou a integrar o ranking em 2024 e conquistou o primeiro lugar entre as faculdades particulares. Para o coordenador do curso de Zootecnia, professor Rayner Barbieri, o reconhecimento é uma conquista coletiva. “Fiquei muito feliz em saber que a Zootecnia passou a ser avaliada pelo RUF. Essa conquista é importante não só para a Fazu, mas para toda a Zootecnia no Brasil. Formamos profissionais de excelência que se destacam no mercado. O reconhecimento no ranking reflete o compromisso e a qualidade do nosso ensino. A avaliação dos docentes confirma que somos referência nacional, e essa vitória é de todos que fazem parte dessa trajetória, que começou há 50 anos.”
Desde que foi iniciado, em 1989, o curso de Agronomia da Fazu acompanhou o crescimento do setor no Brasil, tornando-se o curso com maior número de alunos da instituição. Em suas dez edições, o RUF avaliou o curso de Agronomia da Fazu nove vezes, e desde 2017 o curso se mantém como o melhor entre as instituições privadas. O Coordenador Acadêmico da Fazu, professor Diego Fraga, que foi responsável pelo curso de Agronomia no período em que o título foi conquistado pela primeira vez, destacou o impacto do reconhecimento.
“Em 2017, quando conquistamos o primeiro lugar pela primeira vez, o ranking realizou tanto a avaliação do mercado quanto a dos docentes no curso de Agronomia, considerando a opinião de professores e empregadores de todo o Brasil. Esse reconhecimento não foi por acaso, a Agronomia da Fazu sempre teve uma reputação sólida no ensino e no mercado. O que vemos hoje é a confirmação do que ouvimos ao longo dos anos: formamos profissionais que fazem a diferença. Manter essa liderança por cinco anos é resultado de um trabalho contínuo e vamos seguir focados em entregar excelência na formação e colocar profissionais capacitados no mercado”, afirma.
Diferente do ranking geral das universidades, que avalia Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização, o ranking de cursos do RUF se concentra nos indicadores de Ensino e Mercado.
No indicador de Ensino, o RUF considera a opinião de docentes do ensino superior, por meio de uma pesquisa realizada pelo Datafolha, além de fatores como qualificação do corpo docente (doutorado e mestrado), dedicação integral ou parcial dos professores e desempenho no Enade. No indicador de Mercado, avalia-se a preferência de empregadores em relação à contratação de profissionais formados por cada instituição.
Segundo o Diretor Executivo da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior, o reconhecimento dos empregadores é reflexo da presença dos egressos da Fazu nas principais empresas do mercado do agronegócio. “Onde quer que vamos, encontramos profissionais formados pela Fazu, e isso é motivo de grande orgulho. A avaliação confirma o que o mercado já sabe: o diploma da Fazu é um diferencial. Agradeço especialmente à ABCZ, que iniciou essa história com a criação da Fazu e do curso de Zootecnia, e a todos os professores, colaboradores, alunos e egressos que fazem parte dessa conquista.”
O desempenho dos cursos da Fazu foi medido com base em dados dos anos mais recentes, como: Pesquisa Datafolha (2019, 2023 e 2024), Enade (2019, 2021 e 2022) e Censo da Educação Superior (2020, 2021 e 2022). Além das pesquisas do Datafolha, o RUF consulta dados do Inep-MEC, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e da Web of Science para avaliar a atuação das instituições no mercado e na formação acadêmica.
“A Fazu é o nosso orgulho, uma instituição que há quase 50 anos entrega o mercado profissionais de excelência e nós, da ABCZ, acreditamos na Fazu como o melhor ensino, prova disso são os alunos que vêm de vários cantos do Brasil e fora dele. A Fazu, assim como a ABCZ, tem um propósito: fomentar a produção de carne e leite de qualidade, incentivar o melhoramento genético e impulsionar a economia através do agronegócio, por isso estão cada vez mais conectadas”, destaca o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.