Acadêmicos dos períodos iniciais da Fazu desenvolvem atividades nos setores de Apicultura e Suinocultura

Um dos grandes diferenciais em estudar na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) é a possibilidade de participar de aulas práticas já no início do curso. No último sábado (08/10), foi dia de práticas nos setores de Apicultura e Suinocultura na Fazu. Na Casa do Mel, os alunos do 1º período da Zootecnia, orientados pela Profa. Renata Barbieri Trevisan, confeccionaram caixas iscas para capturar enxames de abelhas do gênero Apis e pet isca para abelhas sem ferrão (ASF). Já os acadêmicos do 2º período de Zootecnia desenvolveram atividades no Siscal (Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre), por meio do Projeto Integrador ll, sob coordenação dos professores Evandro Rigo e Renata Trevisan.

De acordo com a professora Renata, com a confecção e a distribuição das iscas no campus da faculdade neste início de florada, haverá grandes chances de captura de enxames para povoar o apiário. No Siscal, os alunos realizaram atividades como pesagem e identificação dos animais, dimensão das áreas de piquetes, confinamento e cercas, manejo de cobrição dos animais, entre outras, além das atividades que integralizam o setor com as disciplinas cursadas no período.

“Neste último sábado foi dia de integralizar a Física e Estatística, com avaliação e coleta de dados sobre a vazão de água dos bebedouros do sistema, e coleta das variáveis de temperatura ambiental e superficial dos animais e umidade relativa do ar para serem trabalhadas em sala de aula, fora o manejo diário realizado com os animais”, conta Renata.

A aluna Ana Laura Pereira Dias destaca a importância do Projeto Integrador para os novos alunos. “O Projeto é essencial para nós, alunos ingressantes, pois possibilita a vivência dos setores na prática ainda no início do curso. Essa prática ajuda o aluno a associar conhecimentos teóricos ao cotidiano da criação, além da aprendizagem sobre manejo e bem estar animal”.
Apicultura
Projeto Integrador ll – Siscal
Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *