Acadêmicos do Grupo de Estudos e Trabalhos de Pastagem e Plantas Forrageiras realizam estágios na Fazenda Santa Nice

Os alunos do Grupo de Estudos e Trabalhos de Pastagem e Plantas Forrageiras (GET) da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Dinamara Cândida Ferreira e Luiz Fernando Montes, realizaram em janeiro de 2017, os estágios obrigatórios na Fazenda Santa Nice. Os estágios foram indicados pelo professor da Fazu e responsável pelo GET, Adilson de Paula Almeida Aguiar, que atende a Fazenda Santa Nice como consultor na área de Manejo e Adubação de Pastagens.

Segundo o aluno do 8º período do curso de Zootecnia e acadêmico responsável pelo setor de Forragicultura, Luiz Fernando Montes, o estágio teve como supervisor José Júnior Cracco. A Fazenda Santa Nice fica localizada no município de Amaporã, noroeste do Estado do Paraná. São 7.502 hectares dedicados a seleção de gado Nelore e as culturas da cana-de-açúcar, mandioca e eucalipto. A fazenda seleciona animais da raça Nelore desde de 1944, com foco no programa Santa Nice Funcional.

“As atividades realizadas no período foram: monitoramento do programa de manejo de pastagens, identificação de plantas invasoras e insetos-praga, aferição de alturas de entrada e saída, nos 70 módulos de pastoreio implantados com Brachiaria brizantha cv. Piatã, Brachiaria brizantha cv. MG-5, Brachiaria brizantha cv. Marandu, Panicum maximum cv. Mombaça e Panicum maximum cv. Tanzânia, Panicum maximum cv. Paredão, Tifton-85”, conta Luiz Fernando.

De acordo com a aluna do 9º período do curso de Agronomia, Dinamara Cândida Ferreira, o estágio na Fazenda Santa Nice foi extremamente proveitoso. A acadêmica ressalta que ficou impressionada com o trabalho de excelência que realizam nas áreas relacionadas à agropecuária, com ênfase na pecuária de corte.

“O conhecimento adquirido contribuiu de forma positiva e significativa para o meu desenvolvimento como estudante e futura profissional. A Fazenda chama a atenção devido à organização, estrutura física, o envolvimento de toda a equipe, a eficiência com que cuidam do negócio, o orgulho que possuem de seu trabalho, além da visão gerencial e empreendedora dos proprietários. Enfatizo que as atividades são desempenhadas com funções e equipes específicas o que proporciona um planejamento antecipado e coordenado em sua execução. Além dos responsáveis pelo gerenciamento serem abertos a novas ideias, onde tive a oportunidade de opinar e sugerir”, ressalta Dinamara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *