Em busca de capacitação sobre as raças zebuínas, alunos da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) participaram na última semana do 71º Curso de Noções em Morfologia e Julgamento de Zebuínos. As aulas teóricas e práticas ocorrem no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. O curso acontece do dia 17 ao dia 21 de julho, com palestras sobre exterior de zebuínos, Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e a atuação do Colégio de Jurados da ABCZ, métodos e critérios de julgamento, dentre outros assuntos. Depois, ocorreram as aulas práticas sobre padrão racial de todas as raças zebuínas no ‘Recinto de Avaliação das Raças Zebuínas – Torres Homem Rodrigues da Cunha’. Os professores da Fazu, Luiz Antônio Josahkian e André Rabelo Fernandes, ministraram aulas no curso.
O acadêmico do 4º período do curso de Zootecnia, Guilherme Augusto Melo Vargas, destaca o quanto o curso ampliou sua visão sobre gado de pista e as características de animais zebuínos. “Antes eu pensava que eram animais apenas para admiração visual, mas não, os animais são modelos que devem ser seguidos por diversos fatores. Eu quero seguir nesse caminho que é o julgamento, como fiz contatos durante o curso, já quero começar a auxiliar nas pistas. Todo o curso foi extremamente organizado, não saiu nada fora do planejado, tudo impecável. Acrescentou muito para mim, como aluno, como pessoa e como futuro jurado das raças zebuínas”, comenta.
Para quem pretende atuar como jurado nas exposições realizadas dentro e fora do Brasil, o Curso de Noções em Morfologia e Julgamento de Zebuínos é um dos pré-requisitos exigidos pela ABCZ. Ele acontece anualmente no mês de julho.