Pesquisa na Fazu busca entender incidência de microrganismos em fertilizantes

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) está realizando uma pesquisa significativa para o setor agrícola, focando na incidência de microrganismos em fertilizantes. Sob orientação da professora Dra. Thaís Bean, o estudo é realizado pela acadêmica do Curso de Engenharia Agronômica, Jordana Melo.

A pesquisa visa compreender como os conservantes e diferentes princípios ativos nos fertilizantes influenciam o desenvolvimento de microrganismos. Além disso, busca-se analisar se o modo de armazenamento dos produtos no campo está relacionado ao surgimento desses organismos.

Com uma amostragem abrangente, a pesquisa envolve o teste de 20 diferentes produtos fertilizantes, cada um submetido a 5 repetições, para avaliar uma variedade de formulações agrícolas. “O aparecimento de microrganismos em campo é uma questão recorrente que muitas vezes deixa engenheiros agrônomos e produtores rurais em busca de respostas. Uma das causas pode ser o armazenamento inadequado, e é isso que estamos tentando descobrir”, explica Jordana Melo.

A professora Dra. Thaís Bean destaca a importância da pesquisa. “Este estudo é um avanço significativo para entender melhor a interação entre os microrganismos e os insumos. Com previsão de conclusão para junho de 2024, os resultados prometem oferecer informações importantes para a melhoria das práticas agrícolas, principalmente no que diz respeito ao armazenamento e uso de fertilizantes, visando maximizar a eficácia dos produtos e minimizar a proliferação indesejada de microrganismos”, afirma Thaís.