Aula prática de morfologia e fisiologia de peixes

Para alguns, a aula foi para lá de gostosa. Acadêmicos das turmas de Aquicultura, do Curso de Zootecnia da Fazu participaram de aula prática de morfologia e fisiologia de peixes, sob orientação da professora Renata Trevisan.

Segundo a professora Renata, no universo da piscicultura trabalhamos com diferentes espécies de peixes, cada uma com suas particularidades fisiológicas e anatômicas. “É importante conhecer estas particularidades, pois podemos prever algumas ações que implicarão no manejo com os peixes na criação. Agradecemos a Piscicultura Rio Grande pelo incentivo e doação das tilápias para estudo”, agradece.

Nas aulas, além de estudar os peixes, já virou tradição a filetagem e preparação de ceviche, sem desperdiçar nada.

A produção brasileira de peixes de culti­vo chegou a 860.355 toneladas, em 2022, conforme o levanta­mento exclusivo realizado pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Esse número representa aumento de 2,3% sobre as 841.005 toneladas produzidas em 2021.

Desde que a Peixe BR oficializou essas estatísticas, em 2014, a evolução da produção de peixes de cultivo já chegou a 48,6%. É um acréscimo de 281.555 toneladas em nove anos. E essa multiplicação não tem milagres.