Durante a 47ª Expoinel, professores, egressos e alunos da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) conquistaram três das cinco premiações, incluindo a primeira colocação, dos Trabalhos Científicos submetidos no 8º Simpósio Nelore. A premiação aconteceu ontem (26), no Tatersal Rubico de Carvalho, no Parque Fernando Costa, durante o evento que teve como tema central “Nelore – A Carne do Brasil”.
A 1º colocação ficou com o trabalho “Avaliação de fertilidade e custo de protocolo de sincronização de estro seguido de inseminação artificial ou inseminação artificial em tempo fixo, em vacas primíparas e multíparas da raça nelore”, submetido pela aluna Kleibiane de Oliveira Brito e realizado pelo egresso Juan Pablo Datzer Ibieta, com orientação da professora M.Sc. Camila de Moraes Raymundo, coorientação do professor M.Sc. Guilherme Salge Roldão e cooperação do professor M.Sc. Carlos Henrique Cavallari Machado. O experimento aconteceu em parceria com a Nelore Naviraí.
A 4ª colocação ficou com o trabalho “Correlação fenotípica entre consumo alimentar residual, diâmetro e comprimento de canela em garrotes nelore”, realizado pelo aluno Guilherme Augusto Melo Vargas, com animais da Fazenda Mundo Novo em Teste de Eficiência Alimentar na Fazu. A pesquisa contou com a orientação do professor M.S.c Carlos Henrique Cavallari Machado e coorientação da professa Dra. Juliana Jorge Paschoal.
A 5ª colocação ficou com o trabalho “Eficiência da avaliação visual versus utilização de adesivo detector do estro e resposta na taxa de prenhez de novilhas e vacas nelore”, submetido pela acadêmica Kleibiane de Oliveira Brito e desenvolvido pela egressa Ana Clara Ferreira Batista como projeto de TCC, sob orientação da professora M.Sc. Camila de Moraes Raymundo, coorientação da professora Dra. Amanda Pifano Neto Quintal e cooperação do Dr. André Penido Oliveira, da Epamig, e do professor Dr. Leonardo de Oliveira Fernandes. O experimento aconteceu em parceria com a Nelore Naviraí e ABS.
O Simpósio reuniu profissionais com vasta experiência prática em temas relevantes para a moderna pecuária brasileira, como melhoramento genético, nutrição, reprodução animal, gestão estratégica, tendências de mercado e carne de qualidade. Entre os palestrantes estão produtores, pesquisadores, médicos veterinários e zootecnistas que desenvolvem suas atividades em torno da genética Nelore.