A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promove nos dias 15 e 16 de março um Workshop sobre o Programa BR-Corte 3.0, com o Dr. Marcos Inácio Marcondes, professor que participou da elaboração do software. O Programa BR-Corte 3.0 permite a formulação de dietas a um custo mínimo para bovinos, além de predizer o ganho de peso dos animais a partir de uma dieta já elaborada. O Workshop é direcionado a todos profissionais interessados e estudantes. As inscrições e valores estão disponíveis no site fazu.br, na seção de “Cursos/Eventos”. Clique aqui e saiba mais.
O workshop é uma realização do setor de Pesquisa e Extensão da Fazu e compõe o calendário de eventos de 2017 do curso de Zootecnia. São dois dias de atividades, quarta (15/03) e quinta-feira (16/03), de 8h às 12h e de 13h às 17h. O Programa BR-Corte 3.0 será finalizado com uma palestra às 19h30, ainda na quinta-feira, no Auditório do HVU, localizado dentro da Fazu. Os interessados podem adquirir tanto o pacote para a capacitação completa de dois dias ou então participar apenas da palestra.
O Brasil é uma das últimas fronteiras de expansão agropecuária do mundo, e possui o maior rebanho comercial do mundo, mas o maior desafio é incrementar a produtividade do rebanho, uma vez que os índices produtivos nacionais são ainda relativamente baixos, apesar da melhora considerável ocorrida nos últimos anos. A utilização de novas tecnologias é essencial para melhorar a produtividade da bovinocultura de corte nacional. Uma das formas de aumentar a produtividade é aprimorar os sistemas de exigências nutricionais, utilizando dados gerados na nossa realidade, tornando a atividade mais eficiente.
De acordo com o professor Dr. Marcos Inácio Marcondes os principais temas a serem abordados no curso são sobre a importância de um programa nutricional de bovinos de corte brasileiros; o histórico das tabelas de exigências nutricionais de zebuínos e tabelas de composição de alimentos e a apresentação e utilização do software BR-Corte 3.0.
“Os participantes terão a oportunidade de aprenderem a formular uma alimentação balanceada de um rebanho, utilizando os dados do sistema, que são adaptados à realidade dos animais criados em condições nacionais. Foram feitas várias pesquisas que comprovam que é possível reduzir o teor de proteína e minerais na dieta dos animais, podendo aumentar a eficiência alimentar, o que reduz muito o custo com alimentação. No Workshop será possível apresentar como software funciona e como ele pode ajudar no seu trabalho”, afirma o professor Marcondes.
Sobre Dr. Marcos Inácio Marcondes
Graduado, mestre e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, Viçosa/MG), doutorado sanduíche* no Texas A&M University (Texas/Estados Unidos). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais e Exigências Nutricionais de Bovinos. Atualmente, é professor efetivo de Bovinocultura de Leite na UFV e participou da elaboração dos BR-Corte 2.0 e 3.0.
*Permite que estudantes regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil realizem parte do curso em instituição no exterior.