A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), representada pelos cursos de Sistemas de Informação e Sistemas para Internet, sediou pelo segundo ano consecutivo a 1ª Fase da Maratona Nacional de Programação. O evento aconteceu no último sábado (10/09), nos laboratórios de informática da faculdade. Participaram da Maratona acadêmicos de cinco instituições de ensino de Uberaba e região. A 1ª Fase da Maratona Nacional de Programação contou com a participação de todos os professores dos cursos de Sistemas, além dos chamados melancias (ajudantes que tem este apelido devido às blusas verdes que vestem).
O professor Gill Mayeron é o diretor da sede de Uberaba e a coordenadora dos cursos de Sistemas da Fazu, Michelli Maldonado, trabalhou na organização. Segundo informações da Prof. Michelli, participaram da 1ª Fase da Maratona Nacional de Programação na Fazu, 19 equipes. A Equipe Carvalhos do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), campus de Patrocínio/MG foi a grande vencedora. A equipe garantiu uma vaga na Final Brasileira que acontece nos 11 e 12 de novembro de 2016, em Belo Horizonte/MG.
“Agradeço a todos os participantes, professores e alunos da Fazu que auxiliaram para que o evento acontecesse. A Maratona foi bem-sucedida graças a infraestrutura dos laboratórios da faculdade e o apoio da Algar Telecom. Muito obrigada aos coordenadores dos cursos de Secretariado Executivo, Sérgio Hillesheim, e do Agronegócio, Débora Costa, trabalharam no evento auxiliando na organização”, ressalta a coordenadora dos cursos de Sistemas, Michelli Maldonado.
Sobre a Maratona
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 21a. edição da Maratona.
Segundo informações da SBC, a Maratona se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.