Egresso da Fazu é gerente de produção da maior Fazenda produtora de leite sem confinamento do Brasil

Há mais de 40 anos, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) forma excelentes profissionais na área das Ciências Agrárias. Os zootecnistas graduados na Fazu são referências no mercado de trabalho. Juliano Alves de Almeida é egresso da turma de Julho de 2005 e é uma dessas referências.  Há mais de 10 anos Juliano trabalha na Fazenda Leite Verde, detentora da marca Leitíssimo, sendo considerada a maior fazenda de produção de leite do Brasil com gado em sistema de pastoreio. Juliano é zootecnista, gerente de produção e parceiro da Fazenda que é de um grupo de produtores e investidores da Nova Zelândia e mais três sócios brasileiros.

Assim como muitos egressos da Fazu, Juliano se destaca no mercado de trabalho, mas o início da sua vida acadêmica/profissional não foi fácil. Juliano conta que conheceu a Fazu quando ainda se chamava (Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba). “Eu tinha 13 anos, minha mãe, Ariovalda Ribeiro Alves Almeida, “Ari” como era conhecida, foi colaboradora de serviços auxiliares por 15 anos na Fazu, e eu trabalhei na Cantina. Na época, eu fiquei muito entusiasmado com o ambiente que existia naquele local, não diferente de outras instituições, possuía alguns problemas, mas no ‘todo’ era uma linda instituição. Eu adora aquele ambiente, queria muito estudar na Fazu”, conta.

Segundo Juliano, sua mãe não teve oportunidade de estudar, mas em contrapartida, esforçou-se ao máximo para ajudá-lo. “No ano de 1998 eu fiz uma prova para o Colégio Agrícola de Uberaba, fiquei na lista de espera, mas fui chamado. Aprendi muito, em 2001 me formei, mas minha mãe queria que eu fizesse faculdade. Eu disse que era impossível, não tínhamos dinheiro para pagar, mas Ari, como sempre dizia: “nós damos um jeito”, e foi o que aconteceu. Pagamos a faculdade com muita dificuldade nos três primeiros semestres, mas como eu trabalhava na Biblioteca, localizada no Campus, eu tive direito a uma bolsa de estudos do Sindicato. Após alguns semestres, consegui essa bolsa, ficando mais fácil financeiramente”, relembra Juliano.

O zootecnista conta que, na época, foi muito difícil conciliar a vida acadêmica e o trabalho, mas todo o esforço foi essencial para o sucesso de sua carreira. “Normalmente eu ia para faculdade às 6h e retornava para casa às 23h, era muito “puxado”, mas era um grande sonho. Na época, o presidente da Fazu era o João Machado Prata Junior, que me ajudou muito, pois ele me concedeu a oportunidade de trabalho na Biblioteca e de eu conseguir poder pagar meus estudos”, afirma.

Segundo Juliano, a Fazu chamava sua atenção não somente pelo ambiente, mas pelas instalações e pelos profissionais que treinavam uma nova “safra” de técnicos. “Após o término da minha faculdade, o Professor Adilson Aguiar, também egresso da instituição, me concedeu a oportunidade de trabalhar em uma empresa em expansão e, que, no futuro, seria referência para todos produtores leiteiros brasileiros que esperam por produtividade, alinhado a rentabilidade e barganha de mercado, o Projeto da Fazenda Leite Verde. Eu tenho grande orgulho de ter passado pela Fazu”, finaliza Juliano Alves Almeida.

Família na Fazu

Não foi apenas Juliano que teve sua história ligada à Fazu, sua irmã, Janaína Alves Almeida, também é egressa do curso de Zootecnia da Fazu e trabalhou na faculdade. “Sendo a irmã mais nova, tentei seguir os passos do meu irmão e também comecei no Colégio Agrícola, logo depois ingressei na Fazu, no curso de zootecnia. O amor pela profissão cresceu a cada dia estudando na faculdade. Tive grandes oportunidades na Fazu, como a monitoria remunerada no setor de Cunicultura, a participação em grupos de estudos de Pastagens, o desenvolvimento de projetos com bolsa, fui presidente do Diretório Acadêmico da Zootecnia e participei do NERU (Núcleo de Extensão Rural da Faculdade)”, conta Janaína

Segundo a egressa, a passagem pela faculdade foi incrível. “Tive ótimos professores, que acreditaram no meu potencial, destaco o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar que viabilizou um projeto pela Phibro Saúde Animal Internacional que foi meu TCC e também me concedeu a oportunidade de ser palestrante em um evento da mesma empresa em Ribeirão Preto/SP, ainda sendo aluna. É com muito orgulho que carrego a Fazu em meu diploma e no meu coração”, ressalta a egressa Janaína.

Atualmente, Juliano, Janaína e Ari e toda a família residem na Bahia.

Egresso Online

Conheça o canal permanente e dinâmico de comunicação entre a Fazu e seus ex-alunos, o Egresso Online. O ambiente pretende estabelecer um vínculo contínuo, buscando estender e intensificar a relação de confiança já estabelecida em outros momentos de sua formação. Através do endereço fazu.br/egresso, o ex-aluno se cadastra preenchendo seu CPF, data de nascimento e e-mail, criando também uma senha para a conexão, e tem acesso à uma área exclusiva onde poderá manter contato com os contemporâneos de turma e acompanhar as novidades que a Fazu tem a lhe oferecer.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *