​Fazu recebe 8ª Prova de Pré-seleção para o Teste de Progênie de Touros Gir Leiteiro

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu no mês de novembro de 2016, mais de 50 touros da raça Gir Leiteiro candidatos ao 32º Grupo de Touros do Teste de Progênie. A prova avalia os progenitores por meio da eficiência produtiva, componentes do leite e características zootécnicas. Os resultados são enviados para Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e apresentados durante a 83ª ExpoZebu, que acontece entre o dia 29 de abril a 7 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. Os dados colhidos durante a prova de pré-seleção serão utilizados em pesquisas científicas de mais de oito universidades brasileiras.

O processo de seleção começa na propriedade onde os criadores fazem suas indicações conforme capacidade produtiva da mãe e do pai do animal, além dos requisitos exigidos para participação na Prova. O Pré-teste realizado na Fazenda Escola da Fazu visa potencializar ganhos genéticos positivos como precocidade e temperamento, além de reduzir as probabilidades de erros de seleção decorrentes de características hereditárias e pouco desejadas aos rebanhos, como a subfertilidade e detalhes fenotípicos indesejáveis.

O diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado, ressalta a importância de a faculdade sediar essa etapa do Teste de Progênie. “A Fazu está disposta a colaborar com o melhoramento genético da pecuária leiteira brasileira. Neste projeto, o ganho acadêmico é enorme, pois nossos alunos têm a oportunidade de conviver com grandes profissionais, professores e pesquisadores de diversas áreas e instituições, todos estamos envolvidos neste importante e sério programa de melhoramento genético animal”, ressalta o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado. ​

A Prova de Pré-seleção para o Teste de Progênie, agora integrante do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), iniciado em 1985 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite, é promovida pela Fazu desde seu início em 2009. Os principais apoiadores da Prova nesta edição são a ABCZ e as empresas parceiras, Multigen, Laboratório Biovitro, Futura e Arenales – Homeopatianimal.

Alguns professores da Fazu fazem parte do quadro de profissionais que desenvolvem o Pré-teste. O professor, superintendente técnico da ABCGIL e responsável pela Prova, André Rabelo Fernandes, realiza a avaliação fenotípica das características morfológicas, que visa classificar os animais de acordo com as características que são ligadas a longevidade e funcionalidade. O professor e supervisor acadêmico da Fazu, Alexandre Lúcio Bizinoto, é responsável pela avaliação do temperamento bovino, que identifica os tourinhos com índices de reatividade baixos, favorecendo o manejo dos bovinos, processo muito importante principalmente para a pecuária leiteira, onde a interação homem animal é diária e intensa. “A Prova é de grande importância no cenário da zebuinocultura leiteira com repercussão nacional e internacional dos resultados. A Fazu como faculdade referência em pecuária zebuína tem toda estrutura para sediar esta Prova, com a expertise de seu corpo docente e formação dos seus alunos para este nicho do mercado”, ressalta o professor André Rabelo.

Os alunos da Fazu têm a oportunidade de acompanharem o projeto do início ao fim. Leonan Gualberto Afonso é aluno do 7º período do curso de Zootecnia e é estagiário na Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), desenvolvendo atividades na 8ª Prova de Pré-seleção para o Teste de Progênie de Touros Gir Leiteiro. “No projeto eu manejo os animais, ajudo nas técnicas de colheita de sêmen, na avaliação morfológica e no teste de libido. O contato com as atividades práticas do estágio me ajudou muito nas disciplinas de Melhoramento Animal, Reprodução Animal e Bem-Estar Animal. Aprendo muito com os técnicos da ABCGIL e com os pesquisadores de outras faculdades que estão colaborando com a Prova”, conta.​

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *