Acadêmicos do Curso de Engenharia Agronômica, na disciplina de Silvicultura Geral, realizaram o plantio de mudas de ipê branco e pau mulato, no campus da Fazu. Segundo informações da professora Márcia Borges, o plantio foi realizado nesta quinta-feira (16) na área que era anteriormente ocupada por árvores de eucalipto.
“Devido ao risco de queda e crescimento expressivo, os eucaliptos precisaram colhidos. A prática iniciou com visita ao Viveiro de Mudas da Fazu, sendo feita a análise de sanidade das mudas, escolha de estacas e do melhor adubo para plantio das espécies em questão”, conta Márcia.
Segundo a professora Márcia, foi respeitado o espaçamento de 5 metros entre mudas, devido ao porte das espécies e diâmetro de copa. “Os alunos abriram as covas, adubaram, colocaram a muda juntamente com a estaca para tutorá-la em seu crescimento, colocaram terra – sem compactar o solo – e desenvolveram coroamento. Aprenderam na prática a forma correta de plantio e acompanharão o desenvolvimento das mudas”, informa.
De porte imponente e elegante, o pau mulato atinge de 15 a 40 metros de altura. Seu tronco é retilíneo, com ramificações somente no ápice, revestido por uma casca marrom, lisa, lustrosa quando nova. A madeira desta espécie, embora dura, é de fácil manuseio e resistente à deterioração. Geralmente é utilizada em molduras, cabos de ferramentas, esquadrias e raquetes de tênis e ping-pong, vigas, caibros, esquadrias, pisos, compensados, construção naval e lenha.
O ipê branco é uma árvore extremamente ornamental, não somente pela exuberante floração, mas é a grande noiva das árvores: passa o ano todo se preparando para surgir de branco numa festa. A planta apresenta substâncias anti-inflamatórias e capacidade de reduzir taxas elevadas de ácidos úricos, com potencial no tratamento de gota e inflamações.