Os estudantes do curso de Engenharia Agronômica da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) realizaram, nesta quarta-feira (21), uma visita técnica ao Campo Experimental Getúlio Vargas, da EPAMIG Oeste, localizado em Uberaba (MG). A atividade foi promovida como parte da disciplina de Produção Vegetal I e proporcionou aos alunos uma imersão nos sistemas integrados de produção agropecuária.
A turma do 7º período foi acompanhada pelo professor Vinícius Filla, doutor em Produção Vegetal. No local, os discentes foram recepcionados pelo pesquisador, doutor Ângelo Arcanjo e pelo chefe-geral da EPAMIG Oeste, doutor Fernando Franco.
Durante a visita, os pesquisadores apresentaram os conceitos e benefícios dos sistemas integrados de produção, como a integração lavoura-pecuária (ILP) e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Foram abordadas questões relacionadas à sustentabilidade, estratégias de manejo e formas de implantação desses modelos produtivos.
“É importante para os agrônomos conhecerem esses sistemas, porque são formas de aumentar e intensificar o uso da propriedade de maneira sustentável. Além disso, promovem novas fontes de rendimento, melhoram a resiliência a questões ambientais, oferecem novas possibilidades de lucro para o produtor e também contribuem para o ambiente e o solo, melhorando seus aspectos físicos, químicos e biológicos. Ou seja, a integração proporciona ganhos gerais para o sistema. Por isso, é interessante que os agrônomos conheçam esses sistemas, que vêm crescendo em uso e representam práticas de agricultura regenerativa”, explicou o professor.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) atua em várias regiões do estado por meio de seus campos experimentais, desenvolvendo pesquisas voltadas à inovação e ao aprimoramento tecnológico da agricultura, pecuária e agroindústria. A unidade Getúlio Vargas, em Uberaba, é a sede da EPAMIG Oeste, que também está presente nos municípios de Patrocínio e Patos de Minas.


