Supervisora de Laboratório da Fazu participa de Workshop sobre ensaio de proficiência

O Laboratório de Nutrição Animal da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), representado pela supervisora de laboratório, Marta Tovo, marcou presença no 7º Workshop intitulado de “Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal (EPLNA)”, nos dias 14 e 15 de abril, onde reuniram laboratórios nacionais e internacionais.

De acordo com Marta, um dos objetivos de participar do ensaio de proficiência é a melhoria da precisão e eficiência das análises realizadas no laboratório, alinhando os resultados com os demais laboratórios participantes deste programa de qualidade, garantindo confiabilidade nos resultados emitidos aos clientes. “Um dos assuntos discutidos foi à importância da realização das análises de Nitrogênio Insolúvel em Detergente Ácido (NIDA) e Nitrogênio Insolúvel em Detergente Neutro (NIDN). Os resultados de fibras obtidos se tornam mais confiáveis, e de certa forma mais puros, não apresentando interferências consideradas indisponíveis no metabolismo da digestão ruminal. A proteína indisponível presente na parede celular se mescla ao conteúdo de fibra, o qual está diretamente relacionado ao consumo de matéria seca (MS) e à digestibilidade da mesma”, explica a supervisora.

O Laboratório da Fazu conta com diversos tipos de análises para determinar os nutrientes no alimento oferecido para os animais, como: matéria seca, matéria seca 105ºC, proteína bruta, fibra bruta, extrato etéreo, matéria mineral, nutrientes digestíveis totais (NDT), extrato não nitrogenado (ENN), cálcio, fosforo, hemicelulose, fibra em detergente ácido (FDA), fibra em detergente neutro (FDN), nitrogênio insolúvel em detergente ácido (NIDA), nitrogênio insolúvel em detergente neutro (NIDN), fibra em detergente ácido isento de cinzas (FDAc), fibra em detergente neutro isento de cinzas (FDNc), celulose, lignina e pH.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *