Projeto na Fazu avalia efeitos da suplementação múltipla com e sem aditivos em bovinos

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), em parceria com as empresas, Cargill/Integral Nutrição Animal e Elanco, iniciou em novembro de 2017 um projeto que avalia o efeito da suplementação com suplementos múltiplos de médio consumo, com e sem aditivo, em pastagem dos capins Convert HD364 e seus progenitores. O projeto é desenvolvido pelo acadêmico do 9º período do curso de Zootecnia, Mauro Hércules Júnior, e orientado pelo professor Adilson de Paula Almeida Aguiar. O projeto será finalizado em maio de 2018.

De acordo com o aluno responsável pelo trabalho, o principal objetivo é avaliar o efeito da suplementação com suplemento múltiplo de médio consumo no nível de 0,3% do peso corporal (PC), com e sem o aditivo Narasina em pastagens das plantas forrageiras capim-convert HD 364 e seus progenitores Brachiaria decumbens, Brachiaria ruziziensis e Brachiaria brizantha cv Marandu.

O projeto teve início no dia 25 de novembro de 2017, com um mês de processo de adaptação dos animais, sendo usada uma semana 0,1% de consumo, na segunda semana de 0,2% e duas semanas usando 0,3%.

“A oportunidade de desenvolver o trabalho surgiu através da parceria entre a empresa da minha família, que trabalha com confinamento, e a empresa Cargill-Integral Nutrição Animal. Como temos um vínculo há mais de 15 anos, no estado do Tocantins, conversei com um zootecnista da Integral em um sábado à noite e na segunda-feira de manhã o gerente geral da empresa me ligou perguntando o que eu precisava para pesquisa. Sou muito grato a todos os envolvidos, pois eles não mediram esforços para o projeto acontecer”, agradece o acadêmico.

Mauro Hércules explica a participação das empresas e alguns dos resultados já obtidos. “A Cargill/Integral é a empresa que fornece o suplemento, e a Elanco é uma empresa multinacional que patrocinou o aditivo. Apesar da pesquisa ainda não ter sido finalizada, já possuímos alguns resultados, tais como o peso dos animais, medido mensalmente, e a análise bromatológica, de matéria seca. Os resultados vêm sendo muito favoráveis, estou muito surpreso com o desempenho dos animais”.

Tratamentos

T 1 – pastagem de Brachiaria brizantha cv Marandu e suplemento sem aditivo – sem Narasina.

T 2 – pastagem de Brachiaria brizantha cv Marandu e suplemento com aditivo – com Narasina.

T 3 – pastagem de Brachiaria decumbens e suplemento com aditivo – com Narasina.

T 4 – pastagem de Brachiaria hibrida cv Convert HD 364 e suplemento com aditivo – com Narasina.

T 5 – pastagem de Brachiaria ruziziensis e suplemento com aditivo – com Narasina.

Ao final do projeto, Mauro terá resultados concretos sobre o desempenho dos animais em cada tipo de suplementação e a viabilidade econômica de cada um dos tratos.

Mauro Hércules Júnior, de 21 anos, é natural de Araguaína/TO e conta que escolheu a Fazu pelo reconhecimento do curso de Zootecnia no Brasil e internacionalmente. “Outro ponto de destaque é a estrutura fantástica que a instituição proporciona, além dos diversos especialistas conceituados que são professores na faculdade. Esses foram alguns dos motivos pelo qual me desloquei de tão longe para estudar na Fazu”, ressalta.

O aluno está no último período e afirma que, quando terminar a faculdade, pretende fazer algumas pós-graduações focadas em pastagem e gestão rural, e, provavelmente irá trabalhar com a família, que trabalha com pecuária de corte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *