Projeto Integrador: entenda o vínculo com as Atividades Práticas Orientadas

Com o objetivo de proporcionar ao aluno da Fazu (Faculdade Associadas de Uberaba) a oportunidade de interagir ativamente com áreas do futuro exercício profissional, o Núcleo de Apoio a Gestão Acadêmica (Naga) instituiu o Projeto Integrador (PI), que utilizará do programa Atividades Práticas Orientadas (APO) para garantir a interdisciplinaridade aos alunos com o auxílio do professor tutor responsável pelo setor.

Segundo o supervisor e idealizador do PI, Alexandre Bizinoto, o vinculo entre o Projeto e as Atividades Práticas poderá facilitar a introdução do aluno na iniciação científica ou tecnológica. “Vale destacar a troca de experiências entre tutor e alunos na elaboração de relatórios, estudos de caso, planos de trabalho, projetos de pesquisa, planos de negócio; comunicados técnicos e científicos, desenvolvimento de produtos”, explica o professor.

Encontros semanais e materiais para consulta no ambiente Aluno Online deverão garantir o aprimoramento dos dados coletados no setor, seja no setor, durante as aulas do Projeto Integrador, salas de aula ou laboratórios aplicados durante as aulas das disciplinas, poderão ser conduzidas em grupo ou individualmente, conforme a peculiaridade de cada atividade para o curso.

A proposta de vincular cada APO a um respectivo PI do curso se deve ao fato de garantir a presença de um tutor responsável pela condução das atividades. “O planejamento de cada curso deve contemplar a indicação dos locais onde serão aplicadas cada APO, podendo ser setores do Campus, onde há prestação de serviços, Fazenda Escola ou empresas parceiras da Fazu. Os cursos de bacharelado das ciências agrárias, com o objetivo de aproximar os discentes da rotina diária dos sistemas de produção agropecuários e estimular o desenvolvimento prévio de habilidades necessárias ao exercício profissional, tem preferência aos setores da Fazenda escola como local para as APOs de cada período do curso”, comenta o supervisor.

O Naga afirma que o professor tutor deve proceder à avaliação individual dos alunos ao longo de todo o semestre, adotando como a frequência às atividades semanais; empenho e responsabilidade no desenvolvimento das tarefas orientadas; capacidade de interação com o grupo de trabalho. Por fim, a entrega, pontualidade e qualidade do resultado da atividade proposta.

A nota registrada pelo professor responsável pelo PI, seja o curso de bacharelado ou tecnólogo, deverá complementar a nota em todas as disciplinas, garantindo inclusive o princípio da avaliação interdisciplinar.

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