Professora da Fazu realiza colheita de mel e distribui amostras

A professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Renata Barbieri Trevisan, responsável pelo setor de Apicultura, realizou na última semana, colheita de mel em uma melgueira produzidas por abelhas da espécie Apis melífera. A coleta é a parte final de um acompanhamento e manejo contínuo realizado nas colmeias do apiário da Fazu. Os produtos foram embalados e distribuídos entre colaboradores.

De acordo com a professora Renata, da observação do preenchimento e operculação dos favos, processo que indica que o mel está maduro é realizada a retirada da melgueira para remoção dos favos. “Este foi o primeiro mel retirado do novo apiário que está em processo de implantação das colmeias. Nossa intenção é fortalecer o setor de Apicultura para termos um excedente de produtos para comercialização e realização de pesquisas”, afirma.

A professora ainda destaca que muitos alunos participaram do manejo das colmeias desde sua implantação. “Como trabalhamos com abelhas que possuem ferrão, com uma alta defensividade, devemos sempre trabalhar com equipamentos de proteção individual (macacão próprio) e fumegador, e em condições climáticas que favoreçam o manejo”, explica.

“As abelhas são insetos incríveis, porém a maioria das pessoas as relacionam com a produção de mel e outros produtos apícolas (até mesmo uma ferroada dolorida) e, na verdade, devemos lembrar que sua maior importância está na multiplicação e perpetuação de várias espécies vegetais que dependem das abelhas para efetuar sua polinização”, finaliza Renata Trevisan.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *