Professora da Fazu ministra palestra sobre manejo e tratamento de dejetos animais no Fórum Latino-Americano

O Fórum Latino-Americano do Agronegócio Sustentável, promovido pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), aborda no Painel da Pecuária, o Manejo e tratamento de dejetos animais. A palestra será ministrada no dia 24/08 de 14h30 às 1​5h​15, pela professora e coordenadora da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Fazu, Renata Soares Serafim. O evento acontece entre os dias 23 a 25 de agosto, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba/MG, durante a ExpoGenética 2016. Saiba mais sobre o Fórum e inscreva-se clicando aqui.

De acordo com Renata, os principais pontos abordados na palestra serão a produção de bovinos no Brasil​, produção de dejetos por animal/dia​, reciclagem energética dos dejetos e a conversão em metano​, e ainda a utilização do mesmo. “A importância da participação na palestra refere-se ao fato de podermos reutilizar os dejetos bovinos, como fertilizantes orgânicos, na produção de grãos para ​a obtenção d​o​s​ ​alimentos ​concentrado​s​ e volumosos​ utilizados na nutrição animal​”, destaca a professora.

​É preciso manejar adequadamente a nutrição do animal para a otimização dos nutrientes consumidos, ​de forma a gerar, menor excreção d​os​ elementos poluentes. Renata afirma que ​atualmente, inserir-se no agronegócio sustentável, de forma a contribuir com a mitigação dos gases de efeito estufa produzidos pela agropecuária, ​apesar de ser um grande desafio, é possível de ser alcançado através do manejo e tratamento dos dejetos​, nos quais utilizam-se os processos biológicos​ que os convertem em futuros alimentos para os próprios animais consumirem. “​Todos precisamos entender que a reciclagem é necessária, e as formas existentes para tal propósito são exequíveis e não demandam gastos exorbitantes. Espero que entendam como manejar e tratar os dejetos de forma racional, utilizando tecnologias simples e eficientes, para se praticar uma agropecuária sustentável”, afirma.

Renata ressalta que há alternativas passíveis de serem aplicadas na propriedade rural, e que permitem o aproveitamento da energia contida na matéria orgânica que está sendo desperdiçada, como energia ou biofertilizante. “Os dejetos quando tratados são alternativas para se substituírem os adubos químicos​ e a energia elétrica​”, finaliza.

Sobre Renata Soares Serafim
Graduada em Zootecnia pelas Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) em 1999. Mestre em Zootecnia (Produção animal), em 2004, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Jaboticabal), cuja dissertação foi intitulada de “Caracterização e uso dos dejetos de suínos nas fases de crescimento e terminação em três sistemas de manejo dos dejetos”. Doutora em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP/Jaboticabal, em 2010, com tese intitulada de “Produção e composição química da Brachiaria brizantha cv. Marandu adubada com água residuária de suinocultura”. Atualmente, ministra aulas de Bromatologia e Nutrição Básica, Cunicultura, Nutrição e Alimentação de Monogástricos e Microbiologia Geral no curso de Zootecnia da Fazu. Ministra aulas nos cursos de Pós-graduação “lato sensu” de Geração de Energia, Manejo da Pastagem e Nutrição e Alimentação de Ruminantes. Trabalhou como técnica de laboratório, no Laboratório de Nutrição Animal das Fazu entre 1999 a 2007. Renata tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em manejo de resíduos animais, atuando principalmente nos seguintes temas: biofertilizante, dejetos animais, manejo, biodigestão anaeróbia, biogás, biofertilizante, compostagem e digestibilidade.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *