Professor da Fazu visita projeto de pecuária de corte em Itabigá

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Ricardo Resende, visitou nos dias 03 e 04 de junho, o projeto de pecuária de corte em Itabigá, na região sul da Bahia. O objetivo é intensificar a produção de carne em pasto da Fazenda Santa Cruz, que atualmente possui 700 hectares de área de pastagem, desenvolve projeto de irrigação de 9 ha em sistema de aspersão em malhas.

De acordo com Juliano, o objetivo inicial era a produção de leite em sistema intensivo. Com a paralisação de compra de um laticínio da região, o projeto migrou para engorda de garrotes no sistema de semi-confinamento. “Nesta visita discutiu-se a possibilidade de reservar essa área irrigada para a produção de silagem de capim, tanto para comercialização desse volumoso, quanto para confinamento de animais magros que rotineiramente aparecem com bom preço na região”, conta.

A forrageira escolhida foi o capim Mombaça pela alta produção de matéria seca (40 ton/há/ano) e flexibilidade tanto para ensilagem quanto para pastejo caso o projeto volte a ser de engorda em pasto. “As demais áreas da fazenda serão semi-intensificadas ao longo do tempo dentro de um cronograma financeiro que não comprometa o fluxo de caixa da propriedade”, informa Resende.

Em simulação econômica, os 9 há irá resultar na produção de forragem para confinar 480 bois/ano com lucro de R$ 309,6/boi confinado e R$ 148.608,00 em apenas 9 há. No entanto, o professor Juliano afirma que o resultado fica dependente do preço de compra dos animais confinados, preço de venda (ambos quem determina é o mercado) e rendimento de carcaça (onde o confinador ganha de fato). O projeto será implantado e acompanhado pelo professor Juliano Resende com visitas trimestrais.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *