Com produção de 15 mil litros de leite por dia, o professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Ricardo Resende, orienta projeto em fazenda localizada no extremo sul da Bahia. Nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2017, Juliano visitou a propriedade que conta com 35 hectares de capim-braquiarão irrigado por aspersão em malhas, com 450 vacas em lactação (lotes de vacas com DEL até 150 dias). Outra área 220 ha em sequeiro de capim-braquiária decumbens suporta 350 vacas em lactação com DEL acima de 150 dias até a secagem. O professor Juliano acompanha este projeto desde dezembro de 2013.
De acordo com informações do professor, no início do acompanhamento do projeto a área irrigada suportava cerca de 300 vacas em lactação. “Um grande avanço neste projeto foi usar o modelo de balanço de massa para correção e adubação de solo e o manejo em função da altura da forrageira proporcionando maior perfilhamento e maior acúmulo de forragem (principalmente folhas)”, comenta Resende.
O professor ainda informa que o proprietário pretende migrar para o compost-barn mas, segundo o professor, estuda-se a possibilidade de irrigar mais 100 ha e aumentar a produção de leite no sistema à pasto. “Não gosto de comparar sistemas de produção, pois cada um tem sua particularidade, mas me sinto mais confortável em trabalhar nas produções à pasto visto o menor custo, flexibilidade de aumento/redução de concentrado e, principalmente, pelo lucro por unidade de área”, finaliza o professor Juliano Resende.