O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, esteve entre os dias 15 e 18 de maio, juntamente, com o seu colega Lucas Castro Silva, zootecnista egresso da Fazu, dono da Lancer Consultoria, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul trabalhando em fazendas de pecuária de corte.
No dia 15 de maio, o professor Adilson trabalhou pela primeira vez, em 2019, na Fazenda Terras Novas, para a qual presta consultoria técnica desde 2001. A propriedade está localizada no distrito de Engenheiro Taveira, município de Araçatuba (SP), e é uma referência de integração de atividades.
Parte da área útil da propriedade é arrendada para o cultivo de cana-de-açúcar (56% da área útil); parte da área útil é cultivada com seringueira (17% da área útil) para a produção de látex, e parte da área é explorada com pecuária (27% da área útil), desenvolvendo um programa de melhoramento genético da raça nelore: é nesta área que o professor Adilson atua orientando o programa de manejo da pastagem: coleta de forragem para cálculo da sua disponibilidade, acumulo, capacidade de suporte; correção e adubação do solo; controle de plantas invasoras e de insetos pragas.
Neste último trabalho o principal foco foi no programa de correção e adubação dos solos das pastagens com a estratégia de correção de 25% da área útil de pastagens da fazenda e adubações anuais de manutenção. Esta estratégia já no primeiro ano contribuiu significativamente no planejamento alimentar do rebanho frente a uma estação chuvosa que entre outubro de 2018 e maio de 2019 o acúmulo de chuvas ficou com 357 mm abaixo da média histórica acompanhada desde 1992.
“Os índices de produtividade do rebanho da Fazenda Terras Novas são referências, tais como: taxa de prenhes media 85%; pesos médios à desmama de 2019 de machos, 250 kg e de fêmeas 230 kg; 70% de prenhes de fêmeas superprecoces, com idade entre 12 e 14 meses”, comenta.
Deixe um comentário