O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula de Almeida Aguiar, esteve no início do mês de setembro, ministrando palestras e cursos por importantes empresas nos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.
Rehagro
Nos dias 05 e 06 de setembro, uma equipe de produção contratada pela Rehagro esteve na Fazu para gravar com o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar aulas teóricas das disciplinas Escolha de Espécie Forrageira, Estabelecimento da Pastagem, Controle de Pragas da Pastagem, Irrigação da Pastagem e Planejamento Alimentar em Sistemas de Pastejo, no Curso Online de Pós-graduação em Produção e Manejo de Pastagens na Pecuária de Corte promovido pela Rehagro.
Este curso é coordenado por Felipe Amadeu que veio com a equipe de gravação e deu todo o suporte para o professor Adilson. O professor Adilson Aguiar ministra aulas nos cursos de pós-graduação semipresenciais de Pecuária de Corte e de Pecuária Leiteira, e no curso online de Pecuária de Corte, todos do Rehagro, há mais de 10 anos, e também já ministrou aulas nos de pós-graduação de Nutrição de Bovinos de Corte e Nutrição de Bovinos de Leite, e no curso de atualização de Ovinos de Corte.
Rehagro/BH
Nos dias 14 e 15 de setembro, o professor Adilson Aguiar esteve na cidade de Goiânia, estado de Goiás, para ministrar aulas no curso de pós-graduação em nível de especialização em Pecuária de Corte promovido pela empresa Rehagro, de Belo Horizonte, Minas Gerais e coordenado pelo Médico Veterinário Guilherme Lamego. O professor Adilson Aguiar é responsável pelo modulo 10 que trata de Manejo da Pastagem.
Participam deste curso mais de 42 alunos dos estados do Acre, de Goiás e Minas Gerais, a maioria técnicos, engenheiro agrônomos, técnicos em agricultura, veterinários e zootecnistas, e também pecuaristas com título de nível superior em outras áreas. O prof. Adilson Aguiar ministra aulas nos cursos de pós-graduação promovidos pelo Rehagro há mais de 10 anos. Além dos cursos presenciais de Pecuária de Corte e de Pecuária Leiteira o prof. Adilson Aguiar ainda ministra aulas nos cursos online de Pecuária de Corte e de Produção e Manejo de Pastagens na Pecuária de Corte. O professor já ministrou aulas nos cursos de pós-graduação de Nutrição de Bovinos de Corte e Nutrição de Bovinos de Leite e no curso de atualização de Ovinos de Corte.
ASBRAM
No dia 13 de setembro o professor Adilson Aguiar teve a honra de ministrar uma palestra durante uma reunião mensal da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM), que foi realizada em Goiânia, Goiás, a convite do atual presidente da Associação, Ademar Leal Filho. O professor Adilson falou por 1,5 hora sobre o tema “Como a indústria de suplementos pode agregar valor aos modernos projetos de pecuária do Brasil”. A reunião foi realizada em uma sala no Alpha Park Hotel.
A ASBRAM é uma entidade que congrega as indústrias brasileiras produtoras de suplementos para a pecuária, foi constituída em 1997 por 13 empresas do setor, que buscavam o fortalecimento através da união. Hoje conta com 70 associadas, que estabelecidas em todos estados, detêm a produção majoritária do segmento da suplementação.
“Tem como missão incentivar, através de todos os meios apropriados, o uso de suplementos para nutrição animal, demonstrando a importância de sua utilização correta, visando a melhoria dos níveis da produção agropecuária e a qualidade de seus produtos, de forma ética e profissional”, explica o professor Adilson.
Reunião Anual do Nelore Qualitas
No dia 12 de setembro, o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar participou da Reunião Anual do Nelore Qualitas, na cidade de Botucatu, estado de São Paulo, para ministrar uma palestra com o tema “Manejo do Pastejo” para um público de 43 criadores que participam do Programa de Melhoramento Genético do Nelore Qualitas, que têm fazendas no Brasil (Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Tocantins) e na Bolívia, e que somam 35.000 vacas no banco de dados do programa.
“A Qualitas Melhoramento Genético é uma empresa com 23 anos de mercado destinados a consultoria e assessoramento técnico na melhoria de rebanhos de corte da raça nelore”, afirma Aguiar.
Esse sistema é empregado para a seleção de bovinos de corte com o objetivo de aumento da qualidade, eficiência e produtividade do rebanho, ampliando a rentabilidade e garantindo a sustentabilidade da atividade pecuária brasileira. O programa tem a validação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por intermédio da certificação CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), que certifica como melhoradores, no máximo, 20% dos animais produzidos e selecionados a cada ano. E este reconhecimento pelo MAPA tem muito valor para nosso trabalho.