O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, visitou na última sexta-feira (03/06) duas propriedades de pecuária leiteira, em Prata e no município de Uberlândia. As propriedades são da família Soave de Campinas/SP.
Na visita, o professor Adilson Aguiar esteve mais uma vez acompanhado pelo egresso do curso de Zootecnia da Fazu, o zootecnista Lucas Castro Silva. O professor Adilson acompanha o projeto desde 2012 e é responsável pela orientação geral do projeto desde o seu início, mesmo antes da compra da propriedade. No início do projeto, Adilson teve como parceiro outro egresso da Fazu, o zootecnista Mateus Contatto Caseta.
Neste projeto, a raça selecionada para a produção de leite é a raça Jersey com a finalidade de produzir leite com altos teores de sólidos por vaca e por hectare. “O sistema adotado é o de produção de leite em pastagens intensivas sem irrigar e irrigadas por pivô central suplementando o rebanho apenas com suplementos concentrados. Apesar de ser um projeto relativamente recente já apresenta indicadores técnicos de alta eficiência, como produtividade por vaca, qualidade do leite, produtividade de leite por funcionário e modelo de gestão”, conta o professor.
O professor Adilson e seus parceiros orientaram a compra das propriedades, das instalações, benfeitorias e edificações, a escolha do sistema de produção, da raça e das espécies forrageiras. “Além da atividade leiteira, os Soave investem nas atividades de produção de carnes de frango e suíno em sistema de integração. Nesta visita, os proprietários solicitaram um convênio para oferecer estágios a alunos da Fazu”, ressalta Aguiar.
Deixe um comentário