Professor da Fazu inicia Ciclo de Palestras sobre pastagens

Professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Ricardo Resende, inicia ciclo de palestras na área de pastagem em parceria com a NUFARM, empresa multinacional no segmento de herbicidas. Na última quarta-feira (17/05), o professor Juliano Resende iniciou a primeira palestra de dez que serão realizadas nos estados de Minas Gerais, Mato Grasso, Tocantins, Pará e Bahia.

De acordo com o professor, o evento ocorreu em Itabuna, região sul da Bahia, e teve como tema: “Recuperação de Pastagens Degradadas e Manutenção de sua Perenidade”. O tema foi sugestão do professor, pois segundo ele é importante o pecuarista ser conscientizado que o estabelecimento da pastagem deve ser feito com preparo correto do solo, uso de sementes de qualidade, ter um programa de correção e adubação de solo, controle de plantas invasoras e pragas da pastagem e principalmente a escolha correta da espécie forrageira.

“Uma vez implantada a pastagem é importante também conduzir bem a colheita da forragem produzida e garantir que com o manejo a pastagem seja perene sem necessidade de nova renovação. O custo para a renovação de uma pastagem degradada com todas as operações e insumos está próximo a R$2.000,00/ha. Em média, sem manejo esta pastagem se degrada em média com 5 anos. Isso resulta em um custo fixo de R$400,00/há/ano, valor superior ao lucro da maioria das fazendas extensivas. Isso explica porque muitos pecuaristas desistem da atividade e acabam vendendo ou arrendando a propriedade”, explica Resende.

De Itabuna, o professor foi para Inhambupe, próximo a Salvador, para iniciar assistência a uma fazenda de gado de corte.

Categorias